Resultado, que será apresentado no final do ano, ajudará a planejar ações preventivas e para o tratamento clínico odontológico
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, deu início ao levantamento epidemiológico odontológico nas escolas da Rede Municipal de Ensino para obter informações importantes sobre a saúde bucal das crianças que estudam em Vinhedo. O trabalho teve início nesta quarta-feira, dia 4, com a análise feita em 70 crianças das Escolas Municipais Dom Mathias, Integração, Dra. Nilza Maria Carbonari Ferragut e nos Centros de Educação Infantil – CEI – Mágico de Oz e Peter Pan.
Até o mês de novembro, a Secretaria de Saúde realizará a análise em 300 alunos de 5 e 12 anos que estudam em Centros de Educação Infantil e em Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação. Os alunos estão sendo selecionados por meio de sorteio, de acordo com metodologia do Ministério da Saúde, que estabelece as faixas etárias (5 e 12 anos) como idades marcos para a dentição mista (quando é feita a troca dos dentes de leite pelos permanentes).
Com a realização de exames gratuitos dentro dos estabelecimentos de ensino está sendo avaliada a prevalência da cárie dentária, as condições periodontais e presença ou ausência de fluorose.
De acordo com a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, o exame não representa riscos nem desconforto para quem é examinado. “O exame consiste em observar a boca, com toda técnica, segurança e higiene estabelecidas pelas normas da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde”, explicou.
Os pais ou responsáveis dos alunos selecionados são comunicados da atividade odontológica.
Os dados individuais dos alunos não serão divulgados. No final do ano será apresentado o relatório geral do levantamento epidemiológico de saúde bucal.
Por meio deste estudo será possível reunir informações importantes para o planejamento de novas ações e realizar uma avaliação das já implantadas no município. “Os resultados da pesquisa ajudarão muito a planejar as ações da Secretaria de Saúde de acordo com as necessidades apresentadas, tanto para implementação das atividades preventivas quanto para a organização do tratamento clínico odontológico”, declarou o prefeito Milton Serafim.
Trabalho preventivo constante
Por meio do Programa Vidas – Vinhedo Desenvolvendo Ações em Saúde – a Prefeitura realiza diversas atividades educativas, durante todo o ano, para garantir a saúde bucal dos alunos que frequentam as unidades de ensino da Rede Municipal de Educação, desde os Centros de Educação Infantil, passando pelo ensino fundamental até chegar a EJA – Educação de Jovens e Adultos.
As atividades realizadas pela equipe de odontologia da Prefeitura são adequadas ao aprendizado de cada faixa etária e diferente a cada semestre. Também é feita a entrega gratuita do kit de saúde bucal aos alunos da Rede Municipal de Ensino, composto por escova, pasta e fio dental.