A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social, intensificou no último mês ações com pessoas em situação de rua, com o serviço de abordagem social, que não registrou aumento no último quadrimestre no município.
“Essas ações são permanentes e o que fazemos neste período do ano é intensificar esse trabalho. Não podemos fechar os nossos olhos para esse problema social que infelizmente está presente em praticamente todas as cidades do país”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
Oserviço de abordagem social é responsável por identificar a demanda existente, compreender a realidade de cada indivíduo e propor os encaminhamentos necessários para a superação da situação apresentada. Em muitos casos é ofertado acolhimento institucional, internações para tratamento de dependência química e, caso seja necessário, o retorno para seu município de origem.
O número de pessoas identificadas em situação de rua passou de 19 para 12 no último mês.O dado é oscilante considerando que os usuários podem desistir a qualquer momento das medidas de acolhimento e internação. Outro fato que torna este número volátil é a possibilidade do ingresso de novas pessoas na cidade sem que haja um registro instantâneo.
Nas próximas semanas, a Secretaria de Assistência Social, em conjunto com outras políticas públicas existentes, iniciará um trabalho semanal de abordagem para esse nicho.