Intitulado Quero Vida, o serviço da Prefeitura funciona há mais de um ano e meio como uma espécie de creche, conferindo atenção e cuidados ao idoso no momento em que seus familiares precisam se ausentar em decorrência do trabalho
Com a melhor média em expectativa de vida da Região Metropolitana de Campinas (RMC), de 77,68 anos, Vinhedo é exemplo na promoção de qualidade de vida para todas as gerações residentes na cidade. Para conquistar este resultado, a Prefeitura zela pela manutenção e a preservação da longevidade dos munícipes e aos com mais de 60 anos, por exemplo, oferta não apenas atividades que valorizam sua vitalidade nas áreas de saúde, esportes, cultura, convívio e lazer, quanto oferece, ainda, um serviço diferenciado aos que estão em situação de semidependência e que precisam de cuidados especiais à execução das atividades diárias.
Chamado de Quero Vida, este serviço da Prefeitura de Vinhedo funciona desde março de 2012 e atende, atualmente, 14 idosos (três homens e 11 mulheres) que precisam do auxílio parcial ou integral para executar as atividades do dia a dia, mas que não podem contar em suas residências com o apoio que precisam, pois os membros de seu grupo familiar não têm como oferecer estes cuidados durante todo o dia ou parte dele por estarem no trabalho. “Desta forma, estruturamos o Quero Vida para atender estes idosos durante os períodos em que não podem ter por perto os seus entes queridos, oferecendo a eles atendimento qualificado e que os valorizam por toda a sua experiência de vida, com respeito à individualidade de cada um!”, falou o prefeito Milton Serafim.
Diferentemente de uma casa de repouso ou de acolhimento institucional, no Quero Vida o idoso recebe todos os cuidados durante o dia e retorna à sua casa ao fim da tarde, com transporte fornecido pela Prefeitura de Vinhedo; funcionando como uma espécie de creche. “Este retorno à residência ao fim do dia, junto para seu grupo familiar, é muito importante uma vez que faz com que não haja o rompimento ou enfraquecimento dos vínculos familiares, tão fundamental em qualquer etapa de vida”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim.
Na rotina de atendimento do Quero Vida os idosos são atendidos nos períodos da manhã e da tarde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. No serviço participam de atividades diárias e diversificadas, recebem alimentação adequada, cuidados de higiene e acompanhamento de acordo com as necessidades individuais. Também há outras atividades que estimulam os idosos a trabalharem seu aspecto físico, tal como a dança sênior. Iniciada em junho, esta modalidade é adaptada e feita sentada. “Nela, os idosos têm trabalhado lateralidade, alongamento, integração social, coordenação motora e senso de coletividade, pois precisa do outro para dançar. Nós mesmos da equipe do Quero Vida ministramos a atividade e eles têm adorado, pois fazemos com músicas que eles gostam e ensinamos coreografias divertidas, que são feitas respeitando a individualidade de cada um dos atendidos”, explicou Denise Aparecida Francisco, chefe do serviço.
Além dos cuidados individuais e das atividades pelo Quero Vida, os 14 idosos inscritos também são incluídos em várias atividades promovidas no Centro Aquático da Melhor Idade e no Grupo Bem Viver, que funcionam praticamente ao lado do prédio do serviço. “E esta inclusão é outro enorme ganho em qualidade de vida aos atendidos, pois propicia seu envolvimento social de forma mais abrangente, combatendo o isolamento social e incentivando sua vitalidade e convívio”, falou a secretária municipal da pasta.
Transporte de ida e volta, todos os dias
Aos 14 idosos atendidos pelo Quero Vida, a Prefeitura ainda oferece transporte de ida e volta à residência, independentemente do bairro em que resida no município. “Hoje, todos os idosos contam com esse respaldo, sendo que apenas alguns ou utilizam o serviço apenas para ida ou volta, por opção da própria família”, falou a chefe do serviço.
Com 89 anos, Dona Georgina dos Santos Paulino utiliza todos os dias o transporte de ida e volta ao Quero Vida, ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Vinhedo. Segundo seu filho, Daniel Paulino, este benefício facilita muito a rotina da família, pois nos horários de entrada e saída de Dona Georgina no Quero Vida ele sempre está trabalhando com transporte escolar na cidade. “Seria impossível buscá-la e levá-la todos os dias, pois trabalho nestes dois horários. Então este transporte ajuda muito!”, disse.
Ainda sobre o Quero Vida, Paulino elogiou a atenção que a mãe tem recebido. “Melhor serviço que esse impossível. Antes estava muito difícil para nós da família, porque tínhamos que deixá-la sozinha e ficávamos todos preocupados, pela idade e pelas necessidades dela. Agora ficamos tranquilos com ela no serviço, sobretudo porque ela tem gostado bastante. Gosta tanto que quando tem feriado fica torcendo para que passe bem rápido para ir ao Quero Vida!”, afirmou.
Como requerer o atendimento
As famílias que precisam dos serviços do Quero Vida e desejam incluir um idoso no serviço podem procurar diretamente a iniciativa, que fica na Avenida Presidente Castelo Branco, nº 1.375, no Jardim São Matheus, para saber mais detalhes e participar do processo de inclusão.
Assim que manifestado o interesse será agendada uma visita domiciliar ao idoso e à sua família a fim de identificar se atendem aos pré-requisitos exigidos à inclusão no serviço. Dentre os requisitos avaliados à participação estão a situação socioeconômica do idoso, a situação socioeconômica da família cuidadora, a situação de saúde do idoso, de acordo com os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); a situação dos cuidadores do idoso, a existência de quadro de violência contra o idoso, o tempo de residência no município da pessoa idosa, a situação de moradia do idoso e a situação socioeconômica dos filhos que não residem com o candidato à inclusão.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3886-2324.
Qualidade de vida reconhecida pela ONU
De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Vinhedo é o município que apresenta o melhor índice de longevidade e de expectativa de vida RMC: de 77,68 anos. Com Índice de Desenvolvimento Humano Muito Alto (IDHM) de 0,817, a alta expectativa de vida identificada no município também foi um dos fatores que o colocou entre os 15 melhores para se viver no Brasil, ocupando a 13ª colocação e superando até sua marca anterior, que era o 15º lugar.