Vinhedo é o município que apresenta a menor taxa de desemprego entre as 19 cidades da RMC – Região Metropolitana de Campinas. Os dados são da Acic – Associação Comercial e Industrial de Campinas – referentes ao primeiro semestre deste ano.
Nos seis meses de 2013, o índice de desocupação ficou em 1,57 % da população economicamente ativa – PEA – o que representou 564 pessoas sem trabalho.
O estudo também aponta que a RMC fechou o semestre com uma das mais baixas taxas de desemprego do país, com índice de desocupação em 4,51%, ou seja, 71.941 pessoas sem uma ocupação.
Para o prefeito Milton Serafim, Vinhedo é privilegiada com a instalação de novas empresas e expansão daquelas já implantadas em Vinhedo. “A vinda de novas empresas para Vinhedo aumenta a geração de renda e emprego formal, ou seja, com certeira assinada, em nosso município”, explicou o prefeito Milton Serafim.
Recentemente, novas empresas foram instaladas em Vinhedo. Entre as empresas estão a Scania, OMRON, Lomex, Alfalog, Atco Plásticos, Synergy e Mazak. Outras nove empresas têm inaugurações previstas para o segundo semestre deste ano: Bakels, Karcher, SHW, Systec, Hollbras, AGE do Brasil, CIEP Brasil, CCL Label, A Raymond.
PAT
Em Vinhedo, o Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT – órgão vinculado à Secretaria de Indústria e Comércio da Prefeitura de Vinhedo – se tornou uma referência na região como intermediário na contratação de mão de obra local.
Atualmente, o PAT Vinhedo tem aproximadamente 11.500 pessoas cadastradas. A maioria tem idade entre 17 e 50 anos e primeiro grau de escolaridade. Grande parte das vagas, em que os cadastrados são encaminhamentos para entrevistas de empregos, é para setores operacionais de serviços, como por exemplo, porteiro, cozinheira, vigilante e atendente.
As vagas de emprego disponíveis no PAT são divulgadas no próprio posto e no site da Prefeitura www.vinhedo.sp.gov.br, com atualizações semanais.
Para se cadastrar os interessados devem se dirigir ao PAT, com carteira de trabalho, cartão do PIS, RG e CPF.
Além de funcionar como um balcão de empregos, captando vagas junto às empresas da cidade e encaminhando trabalhadores cadastrados para os processos seletivos, o PAT é uma central de serviços onde se pode tirar a Carteira de Trabalho e dar entrada ao Seguro Desemprego.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador Central fica localizado no Espaço Cultural, na Rua Monteiro de Barros nº 101, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 16h30. O telefone de contato é 3886-1656.