Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência beneficiará mais de 700 alunos do 5o ano do ensino fundamental
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, renovou na tarde desta quinta-feira, dia 1º, o protocolo de intenções com a Polícia Militar (PM) para continuidade do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas municipais que atendem ao 5º ano do ensino fundamental I. A ação irá beneficiar neste semestre mais de 700 alunos desta escolaridade.
O Proerd tem como objetivos principais contribuir à formação cidadã dos estudantes e ao desenvolvimento de suas potencialidades, seu sento crítico e sua autoestima, para que possam dizer não às drogas, à prática da violência e às demais situações que podem colocar sua integridade em risco. “É um programa que tem sido desenvolvido com muito sucesso e que já está há muitos anos em nossa Rede por realmente colaborar à formação social de nossos estudantes, que aprendem em sala de aula os prejuízos que o uso de drogas e a violência causam a eles mesmos, à família e à sociedade”, disse o prefeito Milton Serafim.
A celebração da parceria aconteceu na Escola Municipal (EM) Integração e contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz; dos PMs que serão os instrutores do Proerd neste semestre, cabo Afanaci e soldado Pessoa; das diretoras das EMs que atendem à escolaridade do programa, da diretora pedagógica da Secretaria, professora Marilene Pisoni Mayr; e da coordenadora pedagógica de ensino fundamental I da Rede Municipal de Ensino, professora Ana Estela Pafaro da Costa e Silva. “Ficamos felizes em poder continuar com esse trabalho institucional da PM nas escolas municipais de Vinhedo, porque por meio dele estreitamos não apenas o relacionamento com as crianças, quanto fortalecemos o triângulo de confiança entre a escola, comunidade e a PM”, falou Afanaci.
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação também destacou o papel que o Proerd cumpre na formação do aluno de Vinhedo e elogiou o caráter social e preventivo da iniciativa, que a apresenta aos jovens estudantes da cidade, de forma muito transparente e objetiva, situações e escolhas que podem prejudicá-los em seu dia a dia.
O Proerd
Direcionado aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental I, o Proerd tem duração aproximada de um semestre e contempla em suas ações encontros semanais de aproximadamente 50 minutos com os alunos, no qual um policial fardado – acompanhado do professor da turma – ensina aos estudantes várias técnicas de autocontrole e de resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas, além de ações preventivas que visam promover e manter sua integridade física e psicológica.
Ao fim da capacitação, os alunos participam de uma formatura pelo programa, na qual fazem um juramento em frente aos seus pais, equipe escolar e comunidade, assumindo o compromisso de ficarem longe das drogas e da violência e momento no qual recebem um certificado de participação no programa.