Evento estimulará participação popular na indicação de diretrizes ao setor e a serem adotadas na política municipal de assistência social
O auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura de Vinhedo, receberá nos próximos dias 1º e 2 as atividades da 9ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social. A ação, que é coordenada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), conta com o apoio integral da administração municipal e terá como objetivo propor as diretrizes para a adoção da política municipal de assistência social partindo das deliberações das últimas quatro conferências municipais.
De acordo com a presidente do CMAS, Núbia Gualberto Hübner de Moraes, a participação da população é de fundamental importância porque ajuda a dar continuidade aos trabalhos promovidos nas últimas edições do evento e nas pré-conferências. “A partir da participação social, a população pode se conceituar e conhecer melhor o trabalho da assistência social e o dinamismo característico da área, além das responsabilidades de cada esfera e da sociedade civil. Ainda no encontro queremos também consolidar na cidade a cultura popular em se envolver com a área para compreender e somar nas melhores formas de lidar com o ser humano no atendimento de suas necessidades”, falou.
Outro ponto positivo da conferência, indicado pela presidente do CMAS, é que o evento é também ao trabalhador da área uma forma de se atualizar para melhor atender o público-alvo das ações de assistência social. “É uma forma de educação permanente, para bom desempenho e trabalho no setor. Todos estão convidados a participar”, disse Núbia.
Apoiando integralmente a ação, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, também chamou a população a participar da conferência e destacou a iniciativa como fator fundamental no desenvolvimento social. “As conferências municipais são excelentes espaços para o poder público e a sociedade civil verificarem, definirem e elencarem juntos os próximos passos do setor e aperfeiçoar constantemente as iniciativas na área de assistência social”, afirmou o prefeito.
No dia 1º, data da abertura oficial, além das celebrações que marcarão o início dos trabalhos o evento terá o debate do tema “Gestão e Financiamento para efetivação do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”. A atividade será promovida das 8h30 às 12 horas. Já no dia 2 estão programados pela Conferência a realização de debates nos eixos debatidos durante as duas pré-conferências do segmento, realizadas em junho, e será promovida a plenária final, para deliberação das propostas finais e eleição dos delegados que representarão Vinhedo nas etapas regional e estadual do evento.
Pré-conferências
Realizadas nos dias 17 e 26 do último mês, as pré-conferências contabilizaram a participação de quase cem pessoas e enfocaram os debates dos presentes nos eixos gestão do trabalho, dos serviços, dos programas e projetos; gestão e benefícios do Suas, vigilância socioassistencial, processos, planejamento, monitoramento e avaliação. Todas as sugestões, que tiveram como base a Política Nacional Assistência Social, foram elencadas e serão rediscutidas e apresentadas à plenária em 2 de agosto, durante a edição principal da conferência.
Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Executiva dos Conselhos pelo telefone: (19) 3826-8723.
Serviço
9ª Conferência Municipal de Assistência Social
Endereço: Rua Oswaldo Cruz, nº 299, Centro (sede da Secretaria Municipal de Assistência Social)
Datas e horários: dia 1º, das 8h30 às 12 horas; e dia 2, das 8 às 13 horas.