Em Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), realizado na manhã desta terça-feira em Nova Odessa, os prefeitos da região debateram sobre o plano de reativação da malha ferroviária da RMC. O encontro contou com a presença do chefe do departamento de Planejamento e Transporte da CPTM, Rodrigo Sartoratto de Alencar. O presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, questionou sobre o prazo apresentado de 14 meses para os estudos envolvendo o assunto. Os prefeitos, seguindo o questionamento do presidente da RMC, também questionaram a demora.
“Sabemos que um projeto como esse é complexo e envolve diversos fatores e diferenciais logísticos entre as cidades. Porém, já não é de hoje que estamos debatendo este importante assunto, de reativação da malha ferroviária, de extrema necessidade para a resolução de questões que envolvem a mobilidade urbana, em destaque o trânsito. Portanto, esperávamos que os estudos se concluíssem ainda neste ano, para que pudesse já ser colocado em prática a partir do ano que vem”, afirmou o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Rodrigo Sartoratto, da CPTM, disse que o estudo deve ser finalizado entre julho e agosto de 2014. “Iniciamos em maio deste ano e vamos precisar de informações das Prefeituras, como por exemplo Plano Diretor, Lei de Uso e Ocupação de Solo, entre outros dados para compormos este Estudo. Daí, então, teremos condições de avaliar como será trabalhada a Malha, se usaremos a atual ou implantaremos novos trechos, bem como as cidades que irão compor o trecho”, afirmou Rodrigo.
O prefeito de Santa Bárbara D´Oeste, Denis Andia, afirmou que as cidades da RMC não podem ser apenas trechos de passagem do trem. “É importante sabermos se nossas cidades serão contempladas com paradas e não apenas linha de passagem”, comentou o prefeito Denis. A prefeita de Sumaré e vice-presidente do Conselho da RMC, Cristina Carrara, também perguntou sobre os pontos previstos no estudo bem como ponderou as dificuldades encontradas pelas cidades em contatar concessionárias que administram a linha férrea, como é o caso da ALL. O mesmo questionamento foi apresentado pelo prefeito de Nova Odessa, Bill, que sugeriu ao prefeito que, numa das próximas reuniões, convidem representantes da ALL para debaterem o assunto, que foi prontamente aceito pelo presidente do Conselho da RMC, Milton Serafim.
Ainda na reunião, os prefeitos debateram sobre a necessidade imediata dos governos Estadual e Federal colaborarem numa agenda positiva de obras e ações na região. O prefeito de Monte Mor, Thiago Assis, por exemplo, questionou sobre as vicinais que precisam ser asfaltadas, que ligam a Monte Mor a Campinas, bem como Monte Mor ao Aeroporto de Viracopos. Já o prefeito de Jaguariúna, Tarcísio Chiavegato, disse que a proposta de construção de barragens nos Rios Camanducaia e Jaguari foram bem aceitos pelo Governo do Estado e espera que as obras se iniciem logo.
Participaram da reunião os prefeitos das cidades de Nova Odessa, Jaguariúna, Santa Bárbara D´Oeste, Sumaré, Valinhos, Pedreira, Engenheiro Coelho, Cosmópolis, Monte Mor e Santo Antonio de Posse, além dos vice-prefeitos de Campinas e Hortolândia, sem contar os representantes das secretarias estaduais.