Curso de qualificação colabora à melhoria da qualidade de aprendizagem e atendimento nos anos iniciais do ensino fundamental
Mais 51 educadores da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo, que lecionam na educação infantil e no ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano), formaram-se no dia 20 pelo programa de Pró-letramento. Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa é adotado pela Prefeitura por possibilitar aos educadores das escolas municipais de ensino uma capacitação qualificada continuada, a fim de que aprimorem junto aos alunos as capacidades de leitura, escrita e compreensão matemática.
Para o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, o programa – além de valorizar os educadores com uma capacitação altamente eficiente – contribui na elevação da qualidade da educação municipal por oportunizar o estudo aprofundado de teorias educacionais que ajudam a consolidar o processo de alfabetização. “E faz isso em um período escolar em que os alunos estão em pleno processo de aprendizagem e desenvolvimento de sua capacidade de uso e compreensão da escrita e dos conceitos matemáticos”, disse.
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, ainda defendeu a oferta do curso de pró-letramento aos educadores da Rede por somar às demais ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que foi aderido pela Prefeitura de Vinhedo e que contempla o desenvolvimento de ações que zelam pela aprendizagem das crianças dentro do ano indicado a faixa etária. “Sendo assim, é mais uma importante capacitação que aprimora a qualidade de ensino nas escolas municipais e que também contribui à minimização da evasão e da defasagem escolar”, falou.
A formação docente do Pró-letramento é liderada em Vinhedo por duas professoras-especialistas da Rede Municipal de Ensino, as educadoras Aratuza Gripp Santos (alfabetização e linguagem) e Maria Silvia Leite Zampieri (matemática), sob a coordenação pedagógica de ensino fundamental I da Secretaria Municipal de Educação, pela professora Ana Estela Pafaro da Costa e Silva. Para ministrar os conteúdos aos demais professores das escolas municipais, as duas formadoras passaram por uma profunda qualificação dentro da iniciativa e acompanham a disseminação das ações na Rede.
Em Vinhedo, o programa Pró-letramento passou a ser desenvolvido em 2012 por meio de parceria firmada com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), responsável por coordenar as atividades do programa na região. Tem 180 horas de duração e desde seu inicio em Vinhedo já formou 102 educadores da Rede Municipal de Ensino.
Formação continuada
Além do pró-letramento, os professores da Rede Municipal de Ensino podem participar de vários cursos de formação profissional continuada. A cidade, inclusive, atende desde 2012 a Lei Federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que vincula o piso salarial do profissional da educação à jornada padrão de, no máximo, 2/3 da carga horária de trabalho destinada às atividades de interação com os estudantes e de, no mínimo, 1/3 às atividades extraclasse, voltadas à formação continuada em serviço e ao planejamento de atividades pedagógicas.
Com isso, os docentes da Rede Municipal de Ensino, da Prefeitura de Vinhedo, têm um tempo maior destinado ao seu estudo, ao aprimoramento de seu conhecimento, ao planejamento de suas aulas e à correção e à elaboração de provas, fator que colabora efetivamente à promoção de ensino de qualidade nas unidades escolares municipais.