Exame da Prefeitura de Vinhedo será destinado aos estudantes do 6o ao 9o ano das escolas municipais; objetivo é acompanhar a evolução do processo de aprendizagem dos alunos na Rede Municipal de Ensino
Nesta sexta-feira, dia 21, mais de 3 mil estudantes que estão matriculados nas escolas municipais de ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano, participarão da primeira edição da avaliação unificada da Prefeitura de Vinhedo. O objetivo do processo avaliativo, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, é fazer um prognóstico da assimilação dos conteúdos que passaram a ser trabalhados de forma padronizada na Rede Municipal de Ensino e em todas as unidades desse nível de atendimento desde o último ano.
A avaliação será aplicada no horário regular de aula e foi planejada de forma conjunta pelos professores das escolas municipais, pelo professores-especialistas e pela coordenação pedagógica do ensino fundamental II da Secretaria Municipal de Educação. “Decidimos aplicar essa avaliação para averiguarmos in loco o aproveitamento dos conteúdos didáticos que temos seguido e que unificamos na Rede, a fim de identificar com mais profundidade o nível de aprendizagem dos conteúdos pelos alunos e continuar a garantir que todos os estudantes, de qualquer parte da cidade, recebam o mesmo e elevado padrão de ensino em todas as unidades educacionais municipais”, afirmou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Após a realização da avaliação unificada, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, adiantou que uma equipe técnica irá avaliar os resultados para garantir que os alunos das escolas municipais tenham ensino público de qualidade e para que prossigam avançando de forma sólida em sua formação escolar. “Os resultados obtidos após a realização do exame também serão trabalhados nas formações dos docentes e nos encontros pedagógicos, a fim de zelarmos constantemente pela evolução da qualidade educacional na Rede Municipal de Ensino”, disse.
Rendimento escolar pode ser acompanhado pela internet
Em Vinhedo, os pais de alunos da Rede Municipal de Ensino podem, pela internet, acompanhar as notas e a frequência escolar de seus filhos. Os dados são atualizados por bimestre e a consulta é feita por meio do sistema criado pela administração municipal e intitulado SIM-Educação. A ferramenta digital faz parte da gama de serviços de governo eletrônico (e-Gov) que são liberados gradualmente à população pela administração municipal e que integram o Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, iniciativa de transformação do município em cidade digital. O acesso é feito por meio do site da Prefeitura de Vinhedo (www.vinhedo.sp.gov.br).
No SIM-Educação o aluno ou seus responsáveis legais podem conferir os históricos escolares desde o momento de ingresso do estudante na Rede Municipal de Ensino, com dados a partir de 2009, incluindo carga horária de cada disciplina e de cada ano letivo, junto às médias e percentuais de frequência semestrais e anuais. Ainda pela ferramenta é possível visualizar, em um mapa digital, a escola em que o estudante está matriculado, com a indicação do trajeto da residência do aluno até a unidade e com indicação geográfica das demais escolas da Prefeitura; além dos nomes e datas de aniversário dos colegas de classe do estudante em todos os anos em que estudou na Rede, possibilitando que os pais também conheçam cada integrante da classe de seus filhos.
A relação dos professores por disciplina e ano de estudo do aluno também pode ser conferida no sistema, permitindo aos familiares um contato mais próximo com os educadores. Além destes dados, junto ao boletim do estudante também são exibidos gráficos comparativos bimestrais e finais de rendimento, pelos quais é possível comparar o aproveitamento escolar do aluno em relação à média de rendimento de sua classe, da escola na qual estuda e também em comparação com a média identificada na Rede Municipal de Ensino.