As crianças que frequentam os centros de educação infantil da Prefeitura estão tendo a oportunidade de aprender, desde cedo, a importância de preservar o meio ambiente e combater doenças como a dengue.
Por meio da campanha Mutirão de Limpeza, agentes de saúde encenam, “Procurando Dengue” uma peça teatral adaptada do clássico infantil Procurando Nemo. De forma lúdica, as crianças percebem como é importante manter a higiene em casa e em locais públicos para prevenir a doença.
“Abordamos, por exemplo, que os recipientes devem estar sempre limpos para não acumular água, assim como os brinquedos das crianças. Através de peças teatrais e brincadeiras, as crianças conseguem interagir e mostram que estão entendendo a nossa mensagem que será retransmitida aos pais”, explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.
O Mutirão de Limpeza tem o objetivo de trabalhar a limpeza dos bairros e, principalmente, conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo e a importância da reciclagem.
Para o prefeito Milton Serafim não adianta o Poder Público realizar diversas ações de conscientização ambiental, de prevenção e combate à dengue se não houver a ajuda da população e, principalmente, das crianças e adolescentes que são multiplicadores de informações. “É uma força-tarefa e a cidade inteira precisa estar mobilizada contra dengue”, comentou o chefe do executivo.
Ações permanentes
As ações de combate à dengue são permanentes no município.
A Secretaria de Saúde intensifica o trabalho em pontos estratégicos da cidade com visitas a cada 15 dias em locais em que há grande quantidade de água acumulada e possíveis criadouros, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos. Também são feitas visitas em imóveis considerados especiais, como empresas, hospitais e alguns prédios públicos.Já as visitas residenciais ocorrem pelo menos duas vezes ao ano, com entrega de folhetos informativos.
As operações de bloqueio de foco são desencadeadas a partir da notificação de suspeita ou confirmação de um caso de dengue. São visitados todos os domicílios localizados no raio de 500 metros da propriedade do indivíduo suspeito, além da reforçar as informações junto à população.
A população pode denunciar a presença ou mesmo a suspeita de criadouros de larvas do mosquito transmissor da dengue no Departamento de Vigilância em Saúde 3886-5333. Já informações sobre a doença podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, pelo telefone 3876-6777.
O cidadão que apresentar algum sintoma como febre alta, dor pelo corpo e vermelhidão deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima ou a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, localizada na Rua Engenheiro Aurélio José Frediani, 45, Jardim Alves Nogueira, ao lado da Delegacia de Polícia e da sede da Secretaria de Transportes e Defesa Social da Prefeitura.
Cuidados necessários
Para preservar a saúde da população, elimine da sua casa ou do seu trabalho a água acumulada em calhas, ralos, pratos de vasos de plantas ou pneus; mantenha a caixa d´água bem fechada. Essas atitudes simples podem impedir a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti.
Como suspeitar de dengue
Se tiver febre associada a dois ou mais sintomas como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo, manchas vermelhas pelo corpo, pode ser dengue. Neste caso, procure imediatamente o serviço de saúde, beba grande quantidade de água e outros líquidos para se hidratar. Se você tiver dor na barriga, vômitos de repetição, sangramento, irritabilidade ou sonolência, a partir do terceiro dia, pode ser sinal de piora da doença.
A dengue é uma doença grave e pode matar. No serviço de saúde o paciente receberá atendimento médico, tratamento adequado e acompanhamento.
Mutirão de Limpeza
Durante o Mutirão de Limpeza, a Secretaria de Serviços da Prefeitura percorre os bairros da cidade executando um amplo trabalho, como capinação no meio fio das calçadas, podas de árvores, retirada de entulhos ou restos de materiais de construção, restos de madeiras, cata bagulho (sofás, colchões e móveis velhos, fogões, geladeiras e restos de ferros), operação tapa-buraco, pintura de guias e meio fio da calçada, além de roçar terrenos, colocar placas com os dizeres “proibido jogar lixo/entulho” e pintura dos pontos de ônibus.
Esta semana o Mutirão percorre as ruas da região da Capela. Confira a programação:
Cronograma do Mutirão de Limpeza
17/06/2013 a 22/06/2013: Capela – fase II
24/06/2013 a 29/06/2013: São Thomé, Jardim Miriam, Jardim Melle, Jadim Florência, Estrada Fazenda Santana
01/07/2013 a 06/07/2013: Jardim Santa Rosa, Jardim Brasil, Jardim Alba, Jardim Alves Nogueira, Casa Verde
08/07/2013 a 13/07/2013: Jardim Junco, Jardim Itália, Jardim Flora, Jardim Primavera, Região do Portal
15/07/2013 a 20/07/2013: Vila Planalto, Vila Gallo, Pinheirinho, Nova Aliança, Colinas San Diego, Vila Cascais, Renascer, Estância das Flores
22/07/2013 a 27/07/2013: Vila Junqueira, incluindo CDHU, Vila Fátima, Vila Santana
29/07/2013 a 03/08/2013: Altos do Morumbi, Vida Nova I, Vila Savian, Jardim Eldorado
05/08/2013 a 09/08/2013: Capela – fase IIII