Ação será voltada aos alunos do 1o ao 5o ano e terá como público-alvo estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem
Em qualquer série da educação básica, seja na escola pública ou particular, é comum aos educadores encontrarem alunos com dificuldades de aprendizagem em determinada área do conhecimento. E para ajudá-los a avançar nos estudos, os professores devem ser ativos na identificação das fragilidades pedagógicas para que possam intervir antecipadamente e ajudar na recuperação da aprendizagem do aluno. Neste contexto, o reforço escolar é uma prática muito benéfica e se mostra efetiva ao permitir ao estudante um acompanhamento mais individualizado, para que supere o nível de desigualdade em relação à turma e para que amplie seus conhecimentos.
Pensando nos benefícios do acompanhamento complementar aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, a Prefeitura de Vinhedo – por meio da Secretaria Municipal de Educação – está desenvolvendo um projeto de reforço escolar destinado especialmente aos estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I. “O regimento interno das escolas municipais de Vinhedo prevê este tipo de ação voltada aos que apresentem rendimento escolar inferior à média municipal, justamente com a finalidade de garantir que a aprendizagem dos conhecimentos e das habilidades essenciais ao ano de estudo sejam garantidas ao estudante. A partir disso, estruturou-se esse projeto em Vinhedo e que tem como objetivo promover a aprendizagem acreditando que todos são capazes de aprender”, declarou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, também defendeu a criação da ação após o corpo técnico da Secretaria Municipal de Educação verificar a necessidade de se buscar alternativas para promover a aprendizagem dos alunos que apresentam defasagens de conteúdos, sobretudo aos que estão fora do ano de estudo indicado à idade. A iniciativa também vai atender os que são transferidos de outras cidades e Estados que não conseguem acompanhar as aulas nas escolas municipais. “Dessa forma, os alunos convidados a participar terão mais um respaldo e a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas, superar as dificuldades e, consequentemente, evoluir em sua formação para que possa seguir ao ano seguinte de estudo de forma sólida”, falou.
Como vai funcionar
Adiantando como funcionará o projeto na Rede, a coordenadora pedagógica de ensino fundamental I, professora Ana Estela Pafaro da Costa e Silva, explicou que serão envolvidos no projeto todas as escolas municipais que atendam os estudantes do 1º ao 5º ano, a comunidade escolar e família dos alunos. As aulas do projeto acontecerão na própria unidade de estudo, em horário contrário ao de aula, no mínimo uma vez por semana.
Os conteúdos a serem trabalhados no reforço escolar dos alunos pelo projeto terão como base o plano de ensino estabelecido por ano na Rede Municipal de Ensino, tendo como componentes curriculares principais as disciplinas de língua portuguesa e matemática, que são a base do processo de alfabetização.
Ainda segundo Ana Estela, sob a orientação da Secretaria Municipal de Educação, 16 professores liderarão as atividades em suas unidades de trabalho. A avaliação de evolução dos alunos será constante e feita por observação, participação e aproveitamento nas atividades realizadas.
Primeira reunião
Dentro do projeto, a Secretaria Municipal de Educação também informou que promoverá encontros com os professores envolvidos para acompanhamento e socialização das atividades desenvolvidas. A primeira reunião de trabalho aconteceu no dia 10, na Escola Municipal (EM) Professor Cláudio Gomes. O segundo encontro será em agosto e terá como tema a leitura e a interpretação de textos.
Além dessas reuniões, o professor também participará de encontros mensais com o coordenador pedagógico da escola para acompanhamento e adequações das ações dentro da nova iniciativa.