Evento durou dois dias, contou com palestras e definiu as 63 propostas que irão nortear a elaboração Plano Municipal de Polícias sobre Drogas
O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Vinhedo (Comud) promoveu entre os dias 17 e 18 a I Conferência Municipal sobre a temática da cidade, com apoio integral da Prefeitura de Vinhedo. O evento reuniu em sua abertura, no dia 17, mais de cem pessoas no anfiteatro do Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi) e teve como tema “Construindo o Plano Municipal de Políticas sobre Drogas”, contemplando nos eixos de debate a prevenção ao uso de drogas, o tratamento da dependência e a reinserção social.
Na abertura da conferência, no dia 17, a mesa principal da cerimônia contou com a presença do presidente do Comud, Miguel Walliano; do vice-prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, que também é secretário municipal de Educação e que representou o prefeito Milton Serafim no ato; do vice-presidente da Câmara Municipal de Vinhedo, Hamilton Port, que representou o presidente Rubens Nunes; do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Antônio Carlos Malheiro; e da diretora de assistência e atendimento da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Pin Pereira. Representantes da sociedade civil, de outros conselhos municipais e de órgãos relacionados ao tema principal também participaram da realização.
Em suas boas-vindas, o presidente do Conselho fez questão de ressaltar a relevância do evento à população de Vinhedo e falou do apoio que o Comud tem encontrado na administração municipal. “Há mais de dois anos os conselheiros têm se capacitado à sua função e estamos aqui, com o apoio da Prefeitura, para criar na cidade um plano eficiente e que nos ajudará a destruir no município a cultura das drogas. Vamos, juntos, delimitar o caminho que vamos seguir nos próximos anos para diminuir o problema, tendo como base o atendimento e a prevenção”, disse.
Levando as palavras do prefeito Milton Serafim ao evento, o vice-prefeito Jaime Cruz enfatizou a realização como histórica à cidade, falou da importância da família como alicerce de prevenção e superação à drogadição e que a construção do plano realmente deve ser uma somatória de esforços, envolvendo o poder público e a sociedade civil. “A administração do prefeito Milton Serafim é democrática e incentiva a participação de todos. Essa conferência é exemplo disso e uma verdadeira demonstração de respeito à vida e de amor ao próximo. A partir da união de forças vamos, sim, consolidar e criar ações eficientes e pensar grande, a médio e longo prazo, para juntos vencermos a batalha contra as drogas em todas as faixas etárias!”, falou.
À mesa, o vereador Hamilton Port ainda mostrou sua preocupação com o combate ao uso de entorpecentes, relatando uma experiência de vida sobre o tema e enfatizou a importância de se evitar o primeiro passo ao consumo. Já a diretora de assistência e atendimento da Secretaria Municipal de Saúde – que representou no ato a secretária da pasta, Nádia Capovilla – falou sobre a relevância da Conferência para ampliação do atendimento e o envolvimento das diferentes secretarias municipais e entidades nesse atendimento, consolidando o esforço coletivo no combate às drogas.
Dando sequência à programação de abertura, o desembargador ministrou uma palestra sobre os eixos sugeridos pela realização e compartilhou várias experiências de vida, que relataram como as drogas são uma tragédia social que abate a família e, sobretudo, sua influência entre crianças e jovens. Os relatos fortes chamaram a atenção do público presente. Ainda no dia 17, houve a leitura e a homologação do regimento geral, a apresentação dos serviços e projetos existentes na cidade e a apresentação de um vídeo sobre prevenção ao uso indevido de drogas e destinado à capacitação de conselheiros e lideres comunitários.
Grupos de debate
No segundo dia de Conferência, no sábado, dia 18, houve a palestra de José Roberto Pires, abordando os temas dependência, tratamento e reinserção social. Em seguida, formaram-se os grupos de trabalho para a análise, discussão e aprovação das propostas advindas das pré-conferências. As propostas foram previamente debatidas em cinco pré-conferências, realizadas pelo Comud entre 10 de abril e 8 de maio em vários locais da cidade.
Na plenária final, os grupos aprovaram 63 propostas. Destas, 47 estão relacionadas à prevenção ao uso de drogas e que incluem a inserção e intensificação de atividades nas escolas de Vinhedo que envolvam discussões sobre as questões relacionadas às drogas, o estimulo de programas de conscientização familiar sobre o tema em práticas culturais, esportivas, profissionais, religiosas e outras; o envolvimento de grupos de autoajuda para jovens e famílias, incluindo encontros em que haja participação de usuários e ex-usuários; maior integração entre as forças policiais e as comunidades; a criação de fóruns permanentes para discussão e debate do tema; o estabelecimento de parceria entre o Ministério Público e poder público para ações de esterilização compulsória, voltadas a mulheres e homens envolvidos com drogas, além de outras.
Já no eixo de tratamento da dependência 13 propostas foram aprovadas, incluindo a organização de um fluxo em rede para os serviços de urgência e emergência no atendimento de usuários e dependentes, proporcionando mais resolutividade nos encaminhamentos; ampliação na divulgação dos órgãos que atendem a dependência química e, ainda, a criação de um sistema de registro para fins de monitoramento, avaliação de demanda e para resultados voltados à questão da drogadição.
No eixo de reinserção social três propostas foram aprovadas: a criação de programas de parcerias para inserção no mercado de trabalho de reabilitados, o desenvolvimento de projetos e programas que visam a reinserção social de pacientes recuperados após tratamento da dependência e a criação de serviços e de capacitação às equipes de profissionais de busca ativa e facilitação para acesso de usuários às reinserções sociais. “Graças ao empenho e dedicação dos membros do conselho, da sociedade civil e ao apoio e colaborações da Prefeitura e de suas secretarias municipais os resultados alcançados atenderam totalmente às expectativas previamente estabelecidas”, falou o presidente do Comud, Miguel Walliano.
Após a plenária final, houve a apresentação de um filme sobre prevenção de drogas nas escolas, da Fundação Universidade do Tocantins. Com a aprovação das propostas, o Comud informou que estas serão levadas e consideradas no Plano Municipal de Políticas sobre Drogas. Todas as sugestões também serão formalizadas com o prefeito Milton Serafim, na Secretaria Municipal de Saúde e junto ao Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned-SP).