A implantação de um Método Analítico de Monitoramento de Custos para a prestação de serviços de saneamento básico em Vinhedo foi selecionado ,pelo segundo ano consecutivo, entre centenas de projetos inscritos em todo o Brasil para ser apresentado durante a 43ª Assembleia Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), que acontecerá entre os dias 19 e 24 de maio, em Vitória (ES).
A metodologia aplicada na autarquia de Saneamento (Sanebavi) desde 2010 acompanha mensalmente todos os custos que envolvem a prestação de serviços relacionados à água e esgoto, os investimentos, evasão de receitas e depreciação dos bens.
Monitoramento que permite a elaboração de um referencial de valor a ser cobrado por m³ nas tarifas de água e esgoto, garantindo a sustentabilidade econômico-financeira da autarquia.
É através dessa metodologia que se obtém o índice da Tarifa Média Necessária para subsidiar a decisão de manter ou não os valores tarifários para a prestação dos serviços com eficiência e qualidade à população.
“A implantação desse Método é uma ferramenta fundamental para a apuração imediata desses dados. E o cálculo instantâneo dos indicadores possibilitam ações corretivas de curto, médio ou longo prazo, subsidiadas em números confiáveis”, afirma o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Todos os elementos necessários para apuração, monitoramento e ajustes estratégicos para equilibrar a estrutura de custos e a prestação de serviços, serão expostos na próxima terça-feira, 21, aos participantes da Assembleia, durante a temática ‘Política e Gestão dos Serviços de Saneamento’.
O evento deve reunir 2.500 pessoas entre profissionais liberais, gestores, diretores e profissionais de serviços municipais e estaduais de saneamento, consultores e autoridades de todo o País.