Contrato entre a Prefeitura e a Santa Casa foi rompido pela falta de atendimento das solicitações previstas em contrato
Com o rompimento do contrato de compra dos serviços com a Santa Casa de Vinhedo, a Prefeitura de Vinhedo informa que foi firmado um novo contrato emergencial, por seis meses, com o Hospital Galileo para atendimento emergencial dos casos de assistência hospitalar (internações e procedimentos cirúrgicos) encaminhados pela UPA – Unidade de Pronto Atendimento.
O Hospital Galileo está localizado na divisa de Vinhedo com Valinhos.
“Fizemos pesquisas, cotações de preços e checagem de capacidade de atendimento de diversos hospitais, sempre com a avaliação técnica dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, e também acompanhamento do processo do presidente do Conselho Municipal de Saúde. E em comum acordo chegamos à conclusão de que o Galileo é o hospital mais adequado, no momento, para atender as necessidades do povo de Vinhedo. Vale ressaltar que assumimos no final do ano passado a responsabilidade de atender, integralmente os pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde. A UPA, que funciona 24 horas, é a porta de entrada para os casos de urgência e emergência em Vinhedo. Lá, com todo carinho e com profissionais capacitados e experientes, temos condições de atender com qualidade qualquer caso, realizando consultas, exames, leitos para observações em até 12 horas. Se for necessário internação ou cirurgia, estaremos encaminhando os pacientes, com nossas ambulâncias e UTI´s móveis, para o Hospital Galileo. O povo de Vinhedo pode ficar tranquilo. O atendimento não será prejudicado, pelo contrário, teremos à disposição os serviços necessários que estamos contratando”, explicou o prefeito Milton Serafim.
As gestantes vinhedenses atendidas pelo SUS também devem, a partir deste final de semana, procurar a UPA para atendimento.
Sobre o rompimento do contrato com o hospital local, o chefe do executivo municipal explicou que a medida foi tomada em função da Santa Casa não estar atendendo as solicitações previstas em contrato. “Várias queixas dos vinhedenses eram registradas na Prefeitura sobre falta de médicos, remarcação de exames e cancelamento de procedimentos. Para não prejudicar o atendimento de saúde do povo de Vinhedo optamos pelo rompimento do contrato e, assim, firmamos este contrato com o hospital Galileo”, comentou o prefeito.
A Santa Casa anunciou que irá continuar os atendimentos via plano de saúde e particular.
O convênio entre a Santa Casa e a Prefeitura foi firmado para a prestação de serviços hospitalares e ambulatorial. Mensalmente, a Prefeitura repassava ao hospital R$ 1.200.000,00 para que estes serviços fossem oferecidos à população.
UPA: Responsabilidade Emergencial
Com a inauguração da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – no final do ano passado, todos os casos de urgência e emergência do município passaram a ser de responsabilidade da administração municipal.
A Unidade funciona 24 horas, foi construída em uma área de 4.426 m² na Avenida Engenheiro Aurélio José Frediani, entre a Delegacia de Polícia Civil e a sede da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social.
Para atendimento à população há médicos plantonistas, técnicos de gesso, técnicos de enfermagem, enfermeiros, recepcionistas, assistente social, motoristas, 12 funcionárias de higiene e limpeza, técnicos de Raio X, técnicos em laboratório