Duas integrantes da corporação comentam como a maternidade as ajudam a zelar ainda mais pelo bem-estar da população no exercício de suas funções
Vinculada à Prefeitura de Vinhedo, pela Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social, a Guarda Civil Municipal é atualmente composta por 130 pessoas, que têm entre suas responsabilidades atuar na vigilância noturna, no policiamento, no auxílio e na cooperação aos demais órgãos de segurança atuantes no município. Dos 130 atuais guardas civis municipais, 28 são mulheres e, desse total, 15 têm filhos – ou seja, 53,58% do efetivo feminino – e celebrarão no próximo domingo, dia 12, o Dia das Mães.
Há dez anos na corporação, Angela Rosado de Souza Vianna é uma das 15 guardas civis municipais que já são mamães. Quando ingressou na corporação, em abril de 2003, ainda não tinha filhos e trabalhava no patrulhamento preventivo. Hoje, atua na área administrativa do grupo e é mãe de duas garotinhas, uma de 7 e outra de 3 anos. “Elas se sentem muito orgulhosas em saberem que trabalho na Guarda Civil Municipal e contam para todo mundo que sou guarda, o que me deixa muito feliz. Meu marido também é um guarda civil municipal, em Louveira, e elas entendem, sobretudo a mais velha, a importância de nosso papel não apenas na família, mas em prol ao bem-estar da cidade à qual trabalhamos”, disse.
Ainda segundo Angela, ter se tornado mãe já trabalhando na corporação de segurança municipal também a ajudou a crescer como ser humano e, ainda mais motivada, passou a exercer suas funções na Guarda com muito mais dedicação, organizando-se para aliar a rotina corrida de trabalho para dar toda atenção e carinho que suas filhas precisam. Sobre a comemoração do Dia das Mães, adiantou que celebrará a data em um almoço especial com as filhas, o marido e com sua mãe Joana Pereira Rosado.
Outra guarda civil municipal que também é mãe é Solange Clementina Vilela Salomé. Ela – que tem duas filhas, uma de 19 e outra de 12 anos, e um filho de 10 anos – ingressou no grupo de segurança municipal em 1995, quando sua filha mais velha tinha apenas 1 ano e 3 meses de vida. Em seus 18 anos na corporação, Solange já trabalhou no patrulhamento preventivo dos bairros Vila João XXIII e Centro e, atualmente, faz parte da equipe do Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (Cicom), que controla todas as entradas e saídas da cidade por meio de seu sistema de monitoramento com câmeras.
Segundo Solange, a maternidade também a ajuda em seu trabalho diário desde que começou a trabalhar na corporação. Para ela, o sentimento de cuidar do próximo fica ainda mais intensificado com o olhar da maternidade, que ajuda bastante no relacionamento que a Guarda mantém com a população e, sobretudo, no contato diário com as crianças e na transferência do conhecimento a elas quando estão em ações preventivas nas escolas, nas ruas e na comunidade. “Isso porque fazemos o trabalho pensando em todos os cidadãos como nossos entes queridos, com o carinho e atenção que daríamos à segurança de nossos próprios filhos”, falou.
Sobre a opinião dos filhos em relação ao seu trabalho, Solange disse que eles se dizem muito satisfeitos por saberem que ela atua há tanto tempo em prol ao bem-estar não apenas deles, mas de toda a cidade e que têm o maior orgulho de terem uma mãe que é guarda civil municipal. Para celebrar o Dia das Mães, Solange também se reunirá com sua família e sua mãe, Clementina Regina de Jesus, para um churrasco especial no próximo domingo, dia 12.
O prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, também destacou o papel das guardas civis municipais que são mães e enfatizou que elas somam positivamente ao crescimento da corporação. “Elas, sem dúvida, contribuem em muito ao trabalho que a Guarda desenvolve na cidade e conseguem, com sua empatia e determinação, transferir toda a sua sabedoria em sentimentos e relacionamento ao desenvolvimento da corporação. Em nome da população de Vinhedo, parabenizo todas por sua atuação no município e pelo Dia das Mães”, falou.
A Guarda
Em Vinhedo, a Guarda Civil Municipal tem natureza comunitária e participa de atividades desenvolvidas pelas polícias militar e civil, fazendo-se presente em todos os bairros do município por meio de ações de patrulhamento preventivo, que são realizadas diariamente pela corporação e que têm como objetivo colaborar à inibição e ao combate de criminosos e de atividades ilegais na cidade.
A corporação pode ser acionada pela população em situações que interfiram negativamente em seu bem-estar social por meio do telefone 153 ou junto às viaturas que fazem o patrulhamento preventivo em todas as regiões da cidade. À ajuda dos munícipes, há também a base avançada da Guarda Civil Municipal na região da Capela – ao lado do terminal rodoviário do bairro – e postos de atendimento na Praça Sant’Anna e no Portal. Ainda na cidade, os moradores têm à sua disposição os telefones 190, da Polícia Militar, e também o número 181, do Disque-Denúncia.