No dia 4 de maio, sábado, ocorrerá o Dia “D”, com imunização na UBS Planalto e na Policlínica
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, prossegue com a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza) em todas as UBSs, Centro Médico e Policlínica. Nesta segunda etapa, a campanha está aberta a todas as pessoas que integram o grupo prioritário.
“A vacinação vem se mostrando uma das medidas mais efetivas para a prevenção das gripes mais fortes e de suas complicações. É importantíssimo que a população se atente ao calendário, conforme o público-alvo, e tome a vacina, pois a prevenção é sempre o melhor caminho”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
A campanha é destinada a crianças de6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas(até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, professores, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais (apresentando documento que comprove a idade), jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
É importante levar a caderneta de vacinação para verificação de eventuais atrasos das demais vacinas do calendário e nos casos de condições clínicas especiais, também levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.
Dia “D”, 4 de maio
No dia 4 de maio, sábado, ocorrerá o Dia “D”, com abertura da UBS Planalto e Policlínica, das 8h às 17h, com o objetivo de atender todos os grupos prioritários. Neste dia também, as Instituições de Longa Permanência receberão as equipes para vacinação dos seus hóspedes, assim como os acamados do município. As famílias deverão procurar a sala de vacina mais próxima de sua residência para informar o endereço e o nome do acamado.
Metas
Neste ano, o público estimado (com meta) a ser vacinado em Vinhedo é de 15.475 pessoas. Até esta quinta-feira, 25, 3.310 pessoas haviam sido imunizadas, 21,39% do total, sendo que a meta é atingir pelo menos 90%, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Para esse público, o maior índice até o momento é entre as puérperas (51,75%).
Há também o grupo formado por pessoas com comorbidades, os policiais e os professores. Neste caso, a população estimada é de 7.764 pessoas, das quais 372 foram imunizadas, totalizando 4,79%. Para esse grupo, o Ministério da Saúde não estipula uma meta.
Serviço
As vacinas estarão disponíveis para aplicaçãoem todas asUnidades Básicas de Saúde do município, de acordo com o cronograma descrito acima, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:
Policlínica:das 8h às 19h
UBS Planalto:das 8h às 19h
UBS Dr Meirelles:das 8h às 16h
UBS Casa Verde:das 8h às 16h
UBS Vila João XXIII:das 8h às 16h
UBS JardimIII Irmãos:das 8h às 16h
Centro Médico:das 8h às 16h