Cursos são focados na habilitação dos professores para que possam desenvolver as ações pedagógicas de valorização da qualidade de vida e do hábito de brincar
A Prefeitura de Vinhedo deu início nos dias 21 e 22 às capacitações docentes de dois programas educacionais que promove em sua Rede Municipal de Ensino: o Educanvisa e o Brincar. Mais de 120 educadores das escolas municipais passarão, nesse ano, pelas formações à execução das atividades propostas pelas iniciativas em sala de aula. As formações acontecem no anfiteatro do Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto, no Jardim São Matheus; e no Espaço do Saber, no Jardim Alba.
Sobre as capacitações docentes iniciadas, o prefeito Milton Serafim defendeu suas promoções por ajudarem a conferir não apenas mais qualidade à educação municipal, mas por viabilizarem novas atividades pedagógicas aos alunos. “E essas têm sido efetivas na formação dos seus aspectos pessoal e cidadão, apresentando-lhes conteúdos que os transformam em agentes multiplicadores de boas práticas e ações em suas escolas, família e na comunidade”, falou o prefeito.
Pelas formações do programa Educanvisa os professores que lecionam na educação infantil, nos ensinos fundamental I e II e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas escolas municipais da Prefeitura, são habilitados a trabalharem com seus alunos conceitos de saúde e que têm relação direta com o trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tais como a prevenção aos riscos associados ao consumo de medicamentos e de alimentos industrializados. As atividades do projeto são promovidas desde 2009 na Rede Municipal de Ensino e beneficiarão, nesse ano, aproximadamente 3 mil estudantes atendidos nos níveis escolares abrangidos.
Na primeira capacitação pelo Educanvisa, promovida no dia 21, os cerca de cem educadores participantes puderam assistir às apresentações de duas farmacêuticas da Secretaria Municipal de Saúde, que falaram sobre medicamentos de uso controlado, perigos da automedicação e, ainda, como funciona o serviço da Farmácia Municipal e da Farmácia de Alto Custo. Após os estudos dos conteúdos, os educadores participaram de uma visita na Farmácia Municipal, da Prefeitura de Vinhedo, que fica no próprio Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto, como forma de verificarem de perto como acontecem os atendimentos.
Já no primeiro encontro do Brincar, no dia 22, os educadores dos Centros de Educação Infantil (CEIs) conheceram melhor os objetivos da nova etapa da iniciativa e puderam trocar experiências e vivências de sala de aula. Em promoção há quatro anos na Rede Municipal de Ensino, o Brincar é focado no treinamento de profissionais para que aprimorem suas práticas pessoais ao desenvolvimento de atividades lúdicas, expressivas e recreativas com as crianças. “Eles aprendem como utilizar com mais eficiência repertório de brincadeiras da cultura popular brasileira e local e a trabalhar por meio delas valores importantes, tais como se relacionar com o mundo e o respeito ao próximo”, disse o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz.
Ainda na primeira formação do Brincar, destinada aos 25 formadores iniciantes, apresentou-se a nova etapa do projeto, em que Vinhedo foi escolhido para ser o primeiro município brasileiro a desenvolvê-lo a ter seus próprios formadores iniciantes; os objetivos gerais, as expectativa do grupo e os desafios das novas ações, que transformarão a iniciativa em uma política pública municipal à educação infantil.