Na semana em que é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, a Prefeitura de Vinhedo lembra que oferece atendimento qualificado de educação especial na Rede Municipal de Ensino, onde atende 356 estudantes com deficiência e necessidades especiais de aprendizagem, e também nas oficinas culturais da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, onde são oferecidos cursos que facilitam cada vez mais a inclusão dessa parcela da população na sociedade e melhoria contínua de sua qualidade de vida.
“As oficinas culturais representam um importante papel na vida dessas pessoas por incluí-las no mundo das artes”, afirma o Prefeito Milton Serafim.
A importância dos cursos das oficinas culturais da Prefeitura na vida das pessoas com Síndrome de Down traz inúmeros benefícios aos alunos.
O Informativo APABEX, edição de fevereiro deste ano, na sua página 4, aborda exatamente alguns dos benefícios proporcionados pelos cursos, destacando que algumas das atividades mais praticadas são capoeira, hip hop, desenho e dança do ventre. Na opinião da coordenadora técnica da unidade Vinhedo, Yvete Neves Washington – também publicado na edição – a maioria escolheu capoeira e hip hop pela música e pelo ritmo e essas atividades têm ajudado na percepção do próprio corpo e dos processos de socialização dos assistidos pela Apabex.