Encontros gratuitos ocorrem às sextas-feiras na Unidade Básica de Saúde da Vila Planalto, com uma hora de duração
Os moradores de Vinhedo interessados em parar de fumar encontraram um novo aliado desde o início do mês. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, criou o Grupo de Trabalho Antitabagismo para apoiar fumantes no tratamento do vício da nicotina e aumentar a qualidade de vida dos pacientes.
O grupo conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros e nutricionistas, capacitados pela Unicamp, e trabalha através de atividades de apoio, como troca de experiências entre os participantes, abordagem de temas direcionados para incentivar a mudança de comportamento e estilo de vida, para que o paciente possa se tornar um ex-fumante.
A equipe multidisciplinar interage com os participantes, passando informações relevantes das doenças causadas pelo uso do tabaco e oferece atendimento individual, quando necessário.A avaliação de cada paciente é feita através de exames clínicos e laboratoriais, para verificar o grau de dependência química do paciente em relação ao cigarro. Medicação será fornecida gratuitamente quando houver necessidade de interferência para o paciente deixar de fumar.
Os encontros são semanais, gratuitos, ocorrem às sextas-feiras, das 7h às 8h, na Unidade Básica de Saúde da Vila Planalto.
Para participar do grupo
Não há necessidade de apresentar indicação médica para participar do Grupo de Apoio Antitabagismo. Basta a pessoa interessada procurar a Unidade Básica de Saúde da Vila Planalto para agendar a sua participação nos encontros semanais. Os grupos de apoio são formados por 15 pessoas, mas novos grupos são criados de acordo com o interesse da população.
Tabagismo
De acordo com a Organização Mundial de Saúde está amplamente comprovado que o tabagismo, em suas mais variadas formas (cigarro, charuto, cachimbo, rapé, fumo de rolo entre outras formas), causa enorme prejuízo à saúde. O consumo de tabaco é atualmente a principal causa isolada e evitável de doença e morte no mundo.
O tabagismo configura uma epidemia que aparece como um dos principais fatores determinantes das duas maiores causas de doença e morte no mundo, no Brasil e no estado de São Paulo, que são as doenças cardiovasculares e as neoplasias.
Grupo de Trabalho Antitabagismo
Local: Unidade Básica de Saúde da Vila Planalto, Rua Brasília, 273, Vila Planalto
Dia: às sextas-feiras
Horário: 7 às 8 horas.