Capacitação acontece na Unicamp; outros cem educadores alfabetizadores de Vinhedo participarão de um curso de formação com dois anos de duração
Quatro professores orientadores, da Prefeitura de Vinhedo, participam nesta semana de uma formação de preparação ao início das atividades nas escolas municipais contempladas no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Criado pelo governo federal, o pacto terá início neste ano e é um compromisso formal no qual o município se compromete a assegurar que todas as crianças, inscritas nas escolas públicas de educação básica, estejam alfabetizadas em Língua Portuguesa e em Matemática até os 8 anos de idade e ao fim do 3º ano do ensino fundamental I.
A formação em andamento acontece na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e segue até sexta-feira, dia 22. Envolve os seus participantes em debates, dinâmicas e palestras com o objetivo de apresentar os docentes ao estudo e propiciar entre eles a reflexão ao uso articulado dos materiais e das referências curriculares e pedagógicas dentro dos eixos do programa, que são literatura, tecnologias educacionais digitais, materiais didáticos e avaliação. Na região, a Unicamp foi indicada pelo Ministério da Educação (MEC) como a instituição responsável por colocar em prática as ações do pacto provendo a formação continuada dos professores orientadores indicados pelas cidades participantes.
Segundo o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, a participação da Prefeitura de Vinhedo neste curso de formação docente e a sua adesão ao pacto demonstra que, na cidade, realmente há o compromisso com a educação de qualidade. “Sempre seremos receptivos e abertos às iniciativas que ajudam a oferecer aos nossos estudantes ações pedagógicas eficientes e o pacto, neste contexto, complementará positivamente as atividades que já promovemos nas escolas municipais dentro da grade curricular regular, tornando ainda mais efetivas as atividades de alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental em nossa Rede Municipal de Ensino”, comentou.
De acordo com o secretário municipal de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, ao término da capacitação em andamento na Unicamp os professores orientadores começarão a promover os cursos de formação aos demais professores alfabetizadores e que lecionam do 1º ao 3º ano do ensino fundamental I. Cerca de cem docentes da Rede Municipal de Ensino serão envolvidos nestes encontros de formação sugeridos pelo pacto.
Ainda segundo o vice-prefeito e secretário municipal da pasta, a metodologia de formação sugerida pelo pacto é a mesma do programa “Pró-letramento”, que já adotado com sucesso na Prefeitura desde o início de 2012 e que envolve estudos e atividades teóricas e práticas. Ao todo, o curso – que será presencial – terá dois anos de duração, com carga anual de 120 horas e de oito horas ao mês. Dentro da formação, o primeiro ano de capacitação será destinado às capacitações em Língua Portuguesa (Linguagem), enquanto que o segundo ano do curso será destinado à Matemática.
Materiais de apoio
Além da formação continuada dos docentes alfabetizadores das escolas municipais, ao aderir o pacto nacional pela alfabetização na idade certa Vinhedo passará a contar, segundo o MEC, com mais um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, tais como livros didáticos, manuais do professor, obras pedagógicas complementares aos livros didáticos e acervos de dicionários de Língua Portuguesa às escolas participantes. “Além destes, o MEC também informou que serão oferecidos jogos pedagógicos de apoio à alfabetização, obras de referência, de literatura e de pesquisa, obras de apoio pedagógico aos professores e tecnologias educacionais de apoio à alfabetização. Ou seja, vários tipos de ferramentas pedagógicas que continuarão a garantir qualidade de ensino aos alunos de nossas escolas municipais”, falou Jaime Cruz.