As ações desenvolvidas em Vinhedo nos último anos para promover a recuperação e preservação ambiental vão ganhar um reforço em 2013 com a conclusão de três importantes obras no setor de água e esgoto, realizadas pela Saneamento Básico Vinhedo (Sanebavi).
Desde o ano passado estão em andamento a ampliação da ETE Capivari e a construção da ETA 3, no São Joaquim e das estações de tratamento de lodo no Jardim Planalto e Santa Cândida.
“São investimentos importantes que vão ajudar na preservação do meio ambiente melhorando a saúde pública para as futuras gerações do município”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
Investimentos que já vem dando resultados. O prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, faz questão de ressaltar os índices positivos que comprovam a eficiência administrativa na área de saneamento e ambiental.
“No ano passado, Vinhedo conquistou pelo quarto ano consecutivo, e pela segunda vez com a 1° colocação na Região Metropolitana de Campinas, o Certificado ‘Município Verde Azul’, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo as cidades que desenvolveram em 2012 ações de destaque com a finalidade de promover a recuperação e preservação ambiental. Além disso, estamos entre as raras cidades do Brasil a ter 100% do esgoto coletado tratado. Tudo isso nos motiva ainda mais a investir no crescimento sustentável de Vinhedo”, complementa Milton.
Entre os quesitos avaliados estão o uso da água e o tratamento de esgoto.
Andamento das obras
ETE Capivari – Inaugurada em 2011 a ETE Capivari permitiu ao município atingir o índice de 100% de esgoto coletado tratado. E para manter esse indicador nos próximos anos a ampliação da estação é fundamental. Com o segundo tanque de aeração concretado, as laterais do módulo já receberam as ferragens que vão dar sustentação às paredes. Também estão em obras a construção do tanque de contato e do flotador.
A ampliação da ETE vai beneficiar o Distrito Industrial, Marambaia, São Joaquim e Sol Vinhedo, além do futuro crescimento da região da Capela.
Estações de tratamento de lodo – As estações de tratamento de lodo que vão funcionar na ETA 1, no Jardim Planalto, e na ETA 2, no Santa Cândida, já estão com as estruturas prontas. Nos dois locais ainda é necessário fazer a ligação dos equipamentos à tubulação da estação.
Após a inauguração das duas ETL’s parte da água eliminada do lodo no processo de desidratação deverá ser recirculada para a entrada da ETA para tratamento, minimizando o desperdício de água captada. Já o lodo, desidratado, poderá ir para aterro sanitário adequado ou ser utilizado em cerâmicas na fabricação de tijolos.
ETA 3 – O terreno da ETA São Joaquim já recebeu as estacas da fundação e parte da área começou a ser rebaixada até o nível necessário para a construção dos módulos. No lado externo da estação a instalação da rede adutora de água tratada também já está em andamento.
Depois de pronta a ETA 3 terá capacidade para tratar 720m³/h, reduzindo a sobrecarga na ETA 1 que já trabalha acima da capacidade para atender aproximadamente 63% da população de Vinhedo.
Além de melhorar a qualidade da água distribuída, a ETA 3 vai racionalizar energia já que não será mais necessário bombear a água coletada até o sistema da ETA 1, no Jardim Planalto.
A água será captada, tratada e depois enviada para os reservatórios da Estrada da Boiada, aumentando a disponibilidade de água para o Distrito Industrial, além de atender às demandas futuras da população.