Estudantes foram destaque dentre mais de 19 milhões de alunos de escolas públicas do Brasil; Prefeitura de Vinhedo incentiva participação dos alunos em torneios do gênero
Três estudantes da Rede Municipal de Ensino, da Prefeitura de Vinhedo, destacaram-se, mais uma vez, em um dos maiores eventos de matemática do mundo e conquistaram medalhas de prata e bronze à cidade, dentro da 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os alunos foram premiados com as condecorações entre os mais de 19.140.824 estudantes participantes de 46.728 unidades de ensino de todo o Brasil. O torneio do conhecimento abrangeu, nesta edição, 99,42% das cidades brasileiras.
A medalha de prata na 8ª OBMEP foi conquistada pelo aluno da Escola Municipal (EM) Integração, Bruno Henrique Silva Carvalho, que já conquistou anteriormente esta mesma condecoração no torneio. Já as duas medalhas de bronze foram resultado do empenho dos alunos Allan Clayton dos Santos, da EM Professor Ricardo Junco Neto, que conseguiu o reconhecimento pela segunda vez consecutiva; e Matheus Gottardo Semensato, da EM Integração. Além dos estudantes, outros 33 da Rede Municipal de Ensino receberam menção honrosa por sua participação no evento. “Parabenizamos todos os alunos medalhistas e também todos os outros estudantes que participaram de mais esta edição da Olimpíada, trazendo para Vinhedo mais medalhas e menções honrosas, que para nós sempre será motivo de muito orgulho. Que o conhecimento e a dedicação pelos estudos continuem a guiá-los por toda vida!”, disse o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Somando ao empenho dos alunos, o trabalho diário dos docentes das escolas municipais, em prol ao desenvolvimento intelectual dos estudantes, foi citado pelo vice-prefeito e secretário municipal de Educação como efetivo para a conquista dos educandos, uma vez que os professores são bastante dedicados e atentos em provê-los com conhecimentos que são indispensáveis por toda a sua vida. “Nossos alunos encontram na Rede Municipal de Ensino o apoio e o incentivo que precisam, tanto da Prefeitura quanto de seus educadores, para que possam prosperar pelo estudo e conquistar os resultados que anseiam, com o conhecimento que construíram em sala de aula. Por isso, também parabenizamos os professores pelo excelente trabalho que têm feito, provendo nossos estudantes com conteúdo de qualidade; e, mais uma vez, aos alunos pelo bom desempenho, são exemplos para todos nós!”, falou.
Do total de alunos inscritos na 8ª edição do torneio, 500 estudantes foram premiados com medalhas de ouro, 900 com medalhas de prata e 3,1 mil com medalhas de bronze. Mais de 46,2 mil receberam menção honrosa. A Olimpíada é destinada aos educandos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental II, dentro do nível 1; a estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental II, dentro do nível 2; e do ensino médio, dentro do nível 3 da competição, incluindo os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em 2011, na 7º edição, a Rede Municipal de Ensino de Vinhedo teve um medalhista de ouro e três medalhistas de bronze, além de 26 estudantes reconhecidos com menção honrosa por sua participação. Na edição de 2010, três foram medalha de prata e três de bronze.