Será inaugurada no sábado, dia 8, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que foi construída pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal em uma área de 4.426 m² na Avenida Engenheiro Aurélio José Frediani, entre a Delegacia de Polícia Civil e a sede da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social.
O prefeito Milton Serafim e a secretária municipal de Saúde, Nadia Capovilla, participam da solenidade, com início às 9h. “A inauguração deste prédio é sem dúvida uma das obras mais importantes já realizada em Vinhedo em benefício à população. Vinhedo trabalha muito para alcançar uma saúde pública satisfatória, baseada no compromisso com o acolhimento aos usuários e a valorização dos profissionais”, declarou o prefeito Milton Serafim.
A unidade funcionará 24 horas ininterrupta a partir das 13h deste sábado, como uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Pronto-Atendimento (PA) da Capela e o Pronto-Socorro Municipal, compondo uma rede organizada de atenção aos casos urgentes. Com 1.301 m² de área construída, a UPA terá recepção, sala para coleta de materiais, quatro consultórios, sala de urgência com capacidade de três leitos, salas de observação masculina, feminina e de pediatria com capacidade de 12 leitos; sala de eletrocardiograma, sala de reidratação, sala de inalação, sala de curativos, sala de gesso, sala de raio X, farmácia, área para armazenamento de materiais esterilizado, sala de guarda temporária de cadáveres, posto de enfermagem, área administrativa, vestiários e banheiros adaptados.
No local haverá equipamentos modernos como ventilador mecânico, cardioversor, carrinho de urgência, desfibrilador externo automático, monitor cardíaco multiparâmetros, aspirador, berço aquecido, eletrocardiógrafo, entre outros, que estarão em funcionamento, principalmente na sala de urgência da UPA.
Para atendimento da população haverá cerca de 40 médicos plantonistas, além de enfermeiros, técnicos em enfermagem, recepcionistas, motoristas e outros profissionais que trabalharão nos serviços de limpeza. Os médicos plantonistas trabalharão em grupos formados por três profissionais (um médico pediatra, um médico clínico geral e um médico emergencista) durante plantão de 12 horas.
A UPA terá capacidade para atender pacientes em estados de emergência, que serão direcionados à sala de urgência para estabilização e posterior transferência, quando necessário, à Santa Casa de Vinhedo ou outro hospital da região.
De acordo com a secretária de Saúde, com a UPA será feita uma reorganização no sistema de urgência em Vinhedo, trazendo para a nova unidade a responsabilidade de gerenciar todo este atendimento. O Pronto Socorro da Santa Casa será um PS referenciado para a rede pública de saúde, que receberá somente os casos de urgência encaminhados pela UPA que requeiram internação.
O pronto socorro de convênios continuará atendendo a população na Santa Casa de Vinhedo. A estimativa é atender cerca de 250 pacientes diariamente na UPA.
Atendimento na UPA
O paciente que chegar a UPA para atendimento emergencial será primeiramente atendido por enfermeiros para triagem em que será feita aferição da pressão arterial, verificada a frequência cardíaca e feita a classificação de risco do paciente. Os usuários em casos mais urgentes terão prioridade no atendimento.
A Secretaria de Saúde utilizará equipamentos com senha para organização de atendimento dos pacientes na UPA, com senha diferenciada para atendimento preferencial.
Raio X
Haverá um equipamento de Raio X digital na UPA, que possibilitará o diagnóstico imediato. O resultado do exame vai direto para o consultório do médico para que seja informado ao paciente.
Ambulâncias
A UPA contará com duas ambulâncias para remoção de pacientes para outros hospitais, sendo uma UTI Móvel.
Serviço
Inauguração da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – 24 horas
Data: 8 de dezembro
Horário: 9h
Local: Avenida Engenheiro Aurélio José Frediani, 45, Jardim Alves Nogueira, ao lado da Delegacia de Polícia Civil e a sede da Secretaria de Transportes e Defesa Social
Início de atendimento à população: a partir das 13h do dia 8