Com a estrutura dos prédios das estações de lodo finalizada, a Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) prossegue com os trabalhos de instalação das tubulações que vão interligar os equipamentos da estação de tratamento de lodo à estação de tratamento de água.
Na estação de tratamento de água da Vila Planalto, a ETA 1, as duas centrífugas que terão capacidade para desidratar 14.000 litros de lodo por hora, já foram instaladas e serão interligadas após a conclusão da instalação das tubulações.
O mesmo procedimento será feito na estação de tratamento de água Santa Cândida, a ETA 2, que terá uma centrifuga para desidratar 10.000 litros de lodo por hora.
Depois dessa etapa os painéis elétricos responsáveis por controlar a centrifugação das máquinas também serão instalados nas duas unidades.
A construção dessas estações reflete a preocupação da Sanebavi com a preservação do meio ambiente e com as futuras gerações do município já que o tratamento de água na ETA gera um resíduo, o lodo, que tem todas as impurezas que antes estavam na água.
E para dar a destinação correta a esse resíduo as centrífuga tem papel importante no processo de desidratação do lodo.
Parte da água eliminada do lodo nesse processo volta para a entrada da ETA para tratamento, minimizando o desperdício de água captada. Já o lodo desidratado será encaminhado para aterro sanitário adequado ou poderá ser utilizado em cerâmicas na fabricação de tijolos.