Apresentação foi direcionada a estudantes de pedagogia e enfocou os cuidados e o atendimento que oferece em benefício de 269 estudantes com algum tipo de deficiência ou necessidade especial de aprendizagem nas escolas municipais
Para demonstrar a efetividade das ações que são desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de Vinhedo e que beneficiam alunos que tenham algum tipo de deficiência – física, mental, intelectual, sensorial e ou superdotação e altas habilidades – ou necessidades educacionais especiais, duas integrantes do corpo técnico da equipe de educação especial, da Prefeitura de Vinhedo, foram convidadas a participar da 17ª edição da Jornada da Pedagogia. Realizado anualmente na Universidade Paulista (Unip) de Campinas, no campus Abolição, o evento reuniu 40 estudantes deste segmento e aconteceu no último dia 7.
À convite dos próprios organizadores do evento, as profissionais representantes da Prefeitura de Vinhedo – a pedagoga e psicopedagoga, Paula Franco Guize; e a terapeuta ocupacional e gestora educacional, Tatiana Saes Steiner; ambas coordenadoras da equipe de educação especial da Rede – falaram sobre as atividades contempladas na rotina diária de atendimento e que envolvem, atualmente, 269 alunos de educação especial, matriculados na Rede Municipal de Ensino de Vinhedo. “Foi bastante interessante transmitirmos aos futuros pedagogos que é possível, sim, prestar atendimento educacional especializado e público de qualidade e que, em Vinhedo, a Prefeitura investe continuadamente neste tipo de atendimento em suas escolas municipais, com profissionais capacitados e estrutura física e recursos pedagógicos adequados”, disse Tatiana.
Na apresentação, Paula e Tatiana também falaram aos universitários sobre como a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, elabora e executa serviços em prol a este público em suas escolas, incluindo as melhorias feitas desde 2009 na acessibilidade de seus prédios escolares. “Também abordamos como identificamos, elaboramos, produzimos e organizamos os serviços educacionais e como desenvolvemos as estratégias de atendimento com base nas necessidades específicas dos alunos, para que possam aproveitar ao máximo seu processo de ensino-aprendizagem nas unidades escolares municipais”, explicou Paula.
Ainda aos universitários, as profissionais reforçaram como as ações promovidas pela Prefeitura de Vinhedo ajudam o aluno a criar mais autonomia e como a família do educando é envolvida neste tipo de atendimento. Os projetos de apoio – tais como os programas “Psicologia Escolar”, que realiza intervenções e acompanha os encaminhamentos à Rede Municipal de Saúde; e “Saúde do Escolar”, que oferece ao aluno atendimento nas especialidades de fonoaudiologia, psicopedagogia e de psicologia clínica – também foram abordados e explicados como contribuem positivamente no trabalho que é desenvolvido junto aos estudantes de educação especial.
Outra iniciativa da administração municipal que chamou a atenção dos alunos da Unip e que foi apresentada durante a palestra foi o financiamento de projetos educacionais voltados à educação especial nas áreas de pedagogia, psicopedagogia e de educação para o trabalho pelo “Selando parcerias”. Estes são promovidos por duas entidades sem fins lucrativos da cidade – Centro Educacional Integrado de Vinhedo (Ceivi) e o Lar Carlos Augusto Braga (LarCAB) – com financiamento da Prefeitura de Vinhedo.
Estrutura municipal
Para bem atender os alunos de educação especial matriculados na Rede Municipal de Ensino, o prefeito em exercício e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, explicou que a Prefeitura tem adotado uma política de educação inclusiva eficaz e que enfoca o desenvolvimento dos estudantes de forma global. “Por isso, os alunos encontram em nossas unidades educacionais municipais profissionais habilitados, recursos e experiências que colaborem à sua formação escolar e que são significativas em sua formação e à superação de suas dificuldades de aprendizagem”, disse.
Em relação à estrutura pedagógica, os 269 estudantes de educação especial contam com salas de estudo especializadas e equipadas com recursos adequados para cada tipo de abordagem junto aos alunos. Estas salas contam com vários materiais e jogos didáticos – adequados para diferentes faixas etárias – que possibilitam otimizar o processo de aprendizagem e que aguçam os estudantes a aprender mais e a superar as suas dificuldades.
Entre os diversos materiais pedagógicos disponibilizados, destaque ao alfabeto em braile e às caixas táteis, que ajudam o aluno com deficiência visual a desenvolver a sensibilidade tátil e o estimula e o prepara para aquisição do braile. “A partir do uso desses jogos e materiais pedagógicos é possível trabalhar inúmeros conteúdos, sejam eles destinados ao melhor desenvolvimento de contextos de linguagem, do raciocínio lógico e matemático ou os focados à melhora da coordenação motora, valorização do espírito de coletividade e de outras características, tendo como ponto de trabalho as necessidades de aprendizagem individuais de nossos alunos”, ressaltou Jaime.