Prefeitura de Vinhedo promove projetos que incentivam a escolha por alimentos saudáveis e ensinam os alunos de educação infantil e ensino fundamental a fazerem boas opções à mesa
Nos Centros de Educação Infantil (CEIs), da Prefeitura de Vinhedo, o momento da refeição tem sido muito bem aproveitado para ensinar os alunos a se alimentar de forma saudável. Isso porque há mais de um ano e meio a administração municipal adotou nos CEIs um projeto inovador e que tem estimulado as crianças a se autosservirem na hora da merenda e, com isso, a conhecer desde cedo a quantidade certa de alimento que os deixarão satisfeitos nas refeições e, consequentemente, incentivá-los a experimentar novos sabores e a optar naturalmente pelos de alto valor nutricional, benéficos à sua saúde.
Realizado com os estudantes que tenham a partir de 3 anos de idade, o autosserviço da merenda escolar acontece nos momentos programados às refeições nas creches e pré-escolas municipais. E para que a criançada possa se servir à vontade, as merendeiras – com base no cardápio diário e elaborado de acordo com as necessidades nutricionais de cada faixa etária – montam uma mesa com todos os itens, para que os alunos possam montar seus pratos. Neste momento, os estudantes contam com a ajuda de seus professores, que aproveitam a oportunidade para também ensiná-los mais sobre os benefícios dos alimentos que irão consumir e, ainda, para incentivá-los a provar novos sabores e a saborear legumes, verduras, grãos, carnes e frutas, além de outros itens.
Em recente visita ao CEI Turma da Mônica, no Jardim São Thomé, o prefeito de Vinhedo em exercício, Jaime Cruz, aproveitou sua ida à unidade para conferir de perto o aproveitamento do projeto pelos alunos. Nesta oportunidade ficou encantado com a autonomia que as crianças criaram por meio do autosserviço e com as boas escolhas que faziam no momento de optar pelos alimentos que iriam ao prato. “É gratificante saber que os alunos têm realmente aproveitado este projeto, que tenham criado tanta autonomia e tenham aprendido desde cedo a se alimentar de forma saudável. Sem dúvida, esta iniciativa é importante em sua formação pessoal e mostra, na prática, que devem fazer boas opções à mesa e que devem seguir uma dieta balanceada para que sempre tenham boa saúde”, disse.
Merendinha certa
E as ações de incentivo à alimentação saudável não ficam restritas aos alunos de educação infantil. No ensino fundamental I e II, os mais de 7,4 mil estudantes matriculados do 1º ao 9º ano contam com o projeto de educação nutricional intitulado “Merendinha certa”. A iniciativa começou a ser desenvolvida pela Prefeitura de Vinhedo no segundo semestre deste ano e enfoca a adoção da alimentação saudável, reforçando dicas de como se evitar hábitos que podem prejudicar a saúde à mesa. Para tanto, uma equipe da Secretaria Municipal de Educação – formada por nutricionistas e estagiários de nutrição – vão a cada EM para desenvolver atividades lúdicas e dinâmicas junto aos alunos.
As atividades do “Merendinha Certa” são organizadas e promovidas de acordo com os interesses e necessidades nutricionais de cada faixa etária de atendimento na Rede Municipal de Ensino e acontecem nas aulas de educação física. Também ajudam a apresentar, além dos perigos da má alimentação, quais hábitos de vida estão relacionados ao sedentarismo, ao sobrepeso e à obesidade e aborda a importância da prática regular de exercícios físicos.
Cardápio diário
Os alimentos que compõem a merenda escolar, servida diariamente a todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, são variados – com a presença de carboidratos, proteínas e gorduras – e seguem uma tabela de calorias indicada para cada faixa etária atendida. Os itens que integram o cardápio das escolas, inclusive, são ricos em macronutrientes, que fornecem a energia e os componentes fundamentais para o crescimento e à manutenção do corpo. A seleção dos alimentos e o processo de preparo obedecem às normas estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Grande parte dos alimentos da merenda escolar da Rede Municipal de Ensino é fornecida por 13 agricultores de Vinhedo que fazem parte do programa “Agricultura Familiar na Alimentação Escolar”, desenvolvido pela Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, em parceria com os produtores rurais do município para o fornecimento de frutas, legumes e hortaliças à preparação das merendas escolares.