Ação visou mobilizar a população e colocá-la mais próxima à realidade da pessoa com deficiência, com vistas o combate ao pré-conceito e a promoção de mais inclusão social
O Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, em Vinhedo, foi o espaço escolhido pelo Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) para promover o encerramento oficial da 9ª Semana da Pessoa com Deficiência de Vinhedo, na sexta-feira, 31 de agosto. A cerimônia, que aconteceu no período da tarde, reuniu aproximadamente 150 pessoas e contou com três atividades muito especiais. Promovida de 27 a 31 de agosto, a Semana contou com o apoio integral da Prefeitura de Vinhedo por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Na solenidade que marcou o término das ações de inclusão e de socialização pela Semana, os participantes puderam prestigiar a apresentação da banda “Música do Silêncio”, formada por estudantes com deficiência auditiva severa de escolas públicas de São Paulo e que participam do projeto de inclusão musical do Conservatório Municipal de Guarulhos. Convidados a participar do evento, os alunos estiveram em Vinhedo acompanhados pelo professor Fábio Bonvenuto, que na oportunidade explicou como surgiu e funciona o projeto e como a música, por si só, ajuda a promover a inclusão social. “Isso porque a música é algo que faz parte da formação do indivíduo e que aqui ajuda a divulgar o talento de todos estes alunos. Sinto-me feliz por estar aqui hoje e de poder mostrar o bonito trabalho que realizamos, em prol a uma ação tão significativa à cidade!”, comentou Bonvenuto.
Em Vinhedo, apresentaram-se pela banda 39 músicos, sendo oito deles deficientes auditivos e um deficiente visual, que também presenteou todos com músicas de qualidade ao teclado. Na cerimônia, a banda ainda apresentou a versão do Hino Nacional Brasileiro em ritmo de samba, cotada para ser executada na abertura da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil.
Outra atividade que fez parte da solenidade de encerramento foi a palestra “Processo de Reabilitação e Inclusão Social”, ministrada pelas psicólogas do setor de psicologia de adulto da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Osasco, Maria Aparecida Vieira Librete Gomes e Fabiana Pavani Sancinetti. Em sua abordagem, as profissionais falaram sobre reabilitação global (física, emocional, social, sexual e educacional), a reabilitação como sendo um processo dinâmico e que requer tratamento individualizado, levando em consideração o perfil e as habilidades do paciente; dificuldades, formas de prevenção à deficiência e formas de abordagem respeitosa à pessoa com deficiência.
Ainda nesta data, três professoras da equipe de educação especial da Secretaria Municipal de Educação – que concentram as suas atividades na Escola Municipal (EM) Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben, trabalhando com alunos da educação especial – apresentaram uma esquete intitulada “Tudo bem ser diferente”. Após a aplaudida encenação, as professoras ainda ressaltaram o quanto as atividades promovidas por meio da Semana foram bem aproveitas pelos alunos da Rede Municipal de Ensino. “Todos somos diferentes mesmo no jeito de se pensar e, por isso, precisamos realmente combater a intolerância e estimular o respeito ao próximo por meio de ações como esta. Esperamos, tais como educadoras, também ter colaborado à sensibilização e à conscientização desta causa”, comentaram as professoras Roberta Taffarello, Karina Sílvio Emílio e Vanessa Paula Portilolli.
O encerramento contou com a presença de integrantes do CMDPD, de profissionais das pastas municipais de Educação, Saúde e Assistência Social; além de sociedade civil e autoridades municipais. Na oportunidade, a presidente do Conselho, Tatiana Saes Steiner, também agradeceu o envolvimento de todos na realização. “Agradeço o poder público, as empresas, as escolas municipais e da rede particular, as unidades básicas de saúde e as entidades que prestam serviços à pessoa com deficiência, que tanto se empenharam em demonstrar o quanto é possível colaborar à promoção de mais respeito e inclusão a este público, junto ao Conselho. Posso, sem dúvida, dizer que conseguimos atingir nosso objetivo, que era justamente mobilizar, conscientizar e colocar a sociedade mais próxima à realidade da pessoa com deficiência, para combater o preconceito e trabalhar em prol à sua inclusão social!”, disse.
Outras atividades da Semana
A 9ª Semana da Pessoa com Deficiência foi realizada de 27 a 31 de agosto e contou com várias atividades. A abertura, no dia 27, foi no Centro Educacional Integrado de Vinhedo (Ceivi) e teve a exibição de uma coreografia adaptada pelos alunos atendidos pelo Lar Carlos Augusto de Braga (LarCAB), que trabalha com o atendimento de crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências; e da fanfarra do Ceivi. Na abertura também houve uma palestra sobre a evolução do mercado de trabalho à pessoa com deficiência e sobre o projeto “Incluir é Legal”, desenvolvido pelo Ceivi por meio do financiamento do “Selando Parcerias”, da Prefeitura de Vinhedo; e a exposição de peças de artesanato produzidas pelos atendidos pelo Ceivi, LarCAB e pela Associação de Pais Banespianos de Excepcionais (Apabex), além de uma apresentação, ao vivo, do músico Cau dos Teclados.
Já no dia 28, os membros do Conselho estiveram na Câmara Municipal de Vinhedo para fazer um pronunciamento público sobre os objetivos da iniciativa, que neste ano teve o tema “Incluir: pratique essa causa, absorva esse conhecimento”. Ainda no decorrer da semana, foram promovidas apresentações e oficinas culturais em empresas da cidade e nas escolas municipais, feitas pelos alunos do Ceivi, LarCAB, Apabex e pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campo Limpo Paulista.
Pela Semana, as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino também receberam a atividade “Desafios Esportivos”, com modalidades esportivas adaptadas. Promoveram esta ação a Apae Campinas, na modalidade basquete; o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), de Jundiaí, na modalidade vôlei adaptado; e Clube Inclusivo Paradesportivo de Limeira, na modalidade futsal. Além das escolas municipais, o Sant’Anna International School também recebeu a atividade, que foi coordenada pela AACD de Osasco.
Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), da Rede Municipal de Saúde; no terminal rodoviário central e no Supermercado Russi foram promovidas ações de vivência e de sensibilização da população. Nesta atividade, os integrantes do Conselho estiveram nos espaços e convidaram a população a experimentar, por alguns minutos, situações reais em cadeiras de rodas e com o uso de tapa-olhos, a fim de colocar os moradores mais próximos à realidade das pessoas com deficiência visual e física.