Unidade de Pronto Atendimento terá 48 médicos plantonistas, além de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de radiologia, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais
A Prefeitura está projetando cerca de 250 vagas de estacionamento para acomodar os usuários que procurarem a Unidade de Pronto Atendimento – UPA – para atendimento emergencial. A previsão é que o novo prédio da saúde, construído no bairro Jardim Alves Nogueira por meio de parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo Federal, seja inaugurado no final do mês de junho.
O estacionamento de veículos estará localizado próximo ao prédio, na Rua Engenheiro Aurélio José Frediani, que passa por obras de infraestrutura e ampliação. A rua se transformará em avenida, com duas mãos para circulação de veículos.
Atualmente, está sendo feita a implantação do sistema de drenagem de águas pluviais no entorno do Terminal Rodoviário Antonio Zechin, na Avenida Independência. A próxima fase é a remodelação e recapeamento das áreas próximas ao terminal rodoviário, incluindo a construção de novos acessos para os ônibus. Em seguida, será feita a ampliação da Rua Engenheiro Aurélio José Frediani com pavimentação asfáltica, colocação de guias e sarjetas.
Unidade de Pronto Atendimento
A UPA – Unidade de Pronto Atendimento – funcionará em Vinhedo, 24 horas, durante todos os dias da semana, como uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento (PA da Capela) e o Pronto Socorro Municipal, compondo uma rede organizada de atenção aos casos urgentes. Está sendo construída em uma área de 4.426m² na Rua Engenheiro Aurélio José Frediani, entre a Delegacia de Polícia e a sede da Secretaria de Transportes e Defesa Social.
“A inauguração deste prédio será a melhor forma de minimizarmos as filas no pronto socorro, oferecendo serviço de qualidade à nossa população”, comentou o prefeito Milton Serafim. A estimativa é atender na UPA cerca de 250 pacientes diariamente.
A Unidade terá 48 médicos plantonistas que trabalharão em grupo formado por três profissionais (um médico pediatra, um médico clínico geral e um médico responsável para atender a maior demanda do dia) durante plantão de 12 horas. A unidade atenderá casos de emergência e encaminhará à Santa Casa as ocorrências médicas em que houver a necessidade de procedimento cirúrgico e casos em que será necessário realizar, de imediato, exames de tomografia, segundo explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.
Com 1.301 m² de área construída a UPA terá recepção, sala para coleta de materiais, quatro consultórios, sala de urgência com capacidade de 3 leitos, salas de observação masculina, feminina e de pediatria com capacidade de 12 leitos, sala de eletrocardiograma, sala de reidratação, sala de inalação, sala de curativos, sala de gesso, sala de Raio X, farmácia, área para armazenamento de materiais esterilizado, sala de guarda temporária de cadáveres, posto de enfermagem, área administrativa, vestiários e banheiros adaptados. Haverá aquisição de equipamentos, contratação de profissionais, entre médicos (clínico geral e pediatra), enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de radiologia, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.
A obra de construção da UPA está na fase de acabamentos internos e externos.