Ações somarão com trabalho de incentivo ao hábito de ler já promovido na Rede Municipal de Ensino; professores participam de palestra especial no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus
Iniciada na quarta-feira, dia 11, a Semana da Leitura segue até a próxima quarta-feira, dia 18, na cidade com uma série de atividades especiais preparadas pela Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e que ajudam a disseminar, ensinar, provocar, formar e refletir junto à população sobre práticas que envolvem este hábito. Nas Escolas Municipais (EM) e nos Centros de Educação Infantil (CEIs), da Rede Municipal de Ensino, a Semana também está presente e proporciona momentos de muito conhecimento aos estudantes matriculados nas unidades escolares da Prefeitura de Vinhedo.
Dentre as atividades que são promovidas junto aos alunos e que integram a Semana da Leitura, há a realização de visitas agendadas dos estudantes da Rede à biblioteca municipal, que fica bem no Centro da cidade. Neste momento, conhecem melhor o espaço público e podem participar de rodas de leitura. “Nossos estudantes já participam de inúmeras ações e projetos de incentivo à leitura durante todo o ano letivo nas escolas municipais. Contudo, ao proporcionar estas atividades especiais intensificamos ainda mais a disseminação deste hábito e os incentivamos a conhecer novos espaços nos quais podem buscar não apenas o conhecimento, mas uma gostosa forma de lazer e de entretenimento”, comentou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Aos estudantes do ensino fundamental I, do 1º ao 3º ano, também está prevista a realização no dia 18 de um espetáculo no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, denominado “A mãe da vida”, nos períodos da manhã e da tarde. A peça é feita com bonecos e se baseia na técnica de manipulação japonesa Bunraku, unindo atores-manipuladores, bonecos de 90 centímetros a 1,70 metros, cantores e contadores de histórias, enfocando a educação ambiental dos alunos e explorando temas relacionados à responsabilidade, ética e à autoestima. Aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), serão promovidos shows de cordel durante a próxima semana.
Atividades aos educadores
Dentro da Semana da Leitura, os educadores da Rede Municipal de Ensino recebem especial atenção, uma vez que, neste ano, a atividade também contempla momentos de formação pedagógica. Um deles foi promovido na noite desta quarta-feira, dia 11, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, e envolveu a apresentação da palestra "A arte de contar histórias", ministrada pela produtora cultural e especialista em projetos educativos e psicopedagógicos, Suzana Montauriol. A realização reuniu cerca de 500 profissionais da Rede Municipal de Ensino e contou com a participação do secretário municipal de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, e do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, que deram boas-vindas aos presentes antes do início da atividade.
Uma oficina de aprendizagem, denominada “Encantamento de histórias", está entre as outras atividades que integram a Semana da Leitura e é destinada especialmente à formação dos educadores da Rede. As aulas acontecem de 11 a 18 de abril e têm duração aproximada de uma hora, momento no qual os docentes podem aperfeiçoar ainda mais suas habilidades como disseminadores e incentivadores do hábito da leitura e, consequentemente, sua formação enquanto contadores de histórias. “Com as ações didáticas promovidas por meio da Semana da Leitura, nossos professores conseguem somatizar novas ideias e propostas positivas ao que já desenvolvem com muita eficácia na Rede, aprimorando suas vivências e experiências em prol ao aprendizado do aluno, por meio do estímulo à leitura”, comentou o vice-prefeito e secretário municipal de Educação.
Incentivo constante
Em Vinhedo, a leitura é fortemente incentivada nas escolas municipais com a ajuda de programas que reforçam a importância do hábito de ler. Da educação infantil ao ensino fundamental II, não faltam oportunidades para que os estudantes possam aumentar seu contato com a literatura e, consequentemente, aperfeiçoar sua capacidade de leitura e escrita.
Nos CEIs, por exemplo, os alunos passam a ter seus primeiros contatos com a leitura com histórias contadas pelos educadores e auxiliares de educação infantil, sendo que para a realização deste tipo de atividade são utilizados livros e materiais indicados a cada faixa etária, com temas e linguagens adequados e atraentes às crianças. À educação infantil e aos ensinos fundamental I e II há também o projeto “Entre na Roda”, promovido na cidade por meio de parceria firmada entre a Prefeitura de Vinhedo e a Fundação Volkswagen, idealizadora do projeto. A iniciativa tem entre seus principais objetivos estimular a leitura e ampliar o conhecimento de diferentes gêneros textuais entre os alunos, oferecendo apoio às atividades promovidas pelos educadores das escolas municipais.
Aos estudantes dos ensinos fundamental I e II há, ainda, outros dois programas: o “Ler e Escrever” e o “São Paulo faz Escolas”, promovidos por meio de parceria com o governo estadual. As duas iniciativas – sendo a primeira direcionada aos estudantes do 1º ao 5º ano e a segunda aos do 6º ao 9º ano – têm como principal intuito ampliar a leitura e escrita dos estudantes, colaborando à formação e ao aperfeiçoamento da capacidade de interpretação e de leitura para formação de leitores e escritores competentes.