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19 MAR 2012
Prefeitura de Vinhedo ampliará as ações do programa “Saúde do Escolar” aos alunos da Rede Municipal de Ensino
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Iniciativa contempla atendimentos de psicologia, psicopedagogia e fonoaudiologia para melhora do processo de aprendizagem dos estudantes; Programa VIDAS também já se estrutura para oferecer atendimento fonoaudiológico e clínico aos alunos da Rede Municipal de Ensino

Gestores, coordenadores e diretores das Escolas Municipais (EMs) e dos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Prefeitura de Vinhedo participaram no dia 14 de uma reunião promovida pelas equipes de educação especial e de psicologia escolar, da Secretaria Municipal de Educação, e de "Saúde do Escolar", da Secretaria Municipal de Saúde. O encontro – promovido no “Espaço do Saber”, ao lado do CEI Sítio do Pica-pau Amarelo, no Jardim Alba – enfocou as novidades e a ampliação das ações previstas dentro do programa “Saúde do Escolar”, desenvolvido de forma intersecretarial entre as pastas e que enfoca o atendimento psicológico, psicopedagógico e fonoaudiológico de estudantes da Rede Municipal de Ensino, que apresentam problemas que prejudicam o seu desenvolvimento e o processo de aprendizagem.

Presente no evento, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, ressaltou aos educadores que as ações do programa “Saúde do Escolar” demonstram o empenho da Prefeitura de Vinhedo em prover os alunos com ações efetivas e que colaboram ao seu desenvolvimento de forma integral. “Aqui em Vinhedo, por determinação do prefeito Milton Serafim e com a ajuda da Secretaria Municipal da Saúde, sempre vamos oferecer iniciativas e projetos que valorizem a vida dos estudantes das escolas municipais de forma integral, seja colaborando à construção de seu conhecimento, provendo-os com educação pública de qualidade, ou dando a oportunidade de encaminhá-los para serviços de saúde que contribuam à melhoria de sua qualidade de vida”, ressaltou.

Dentre as principais novidades do programa “Saúde do Escolar”, para este ano, está a diminuição da faixa etária mínima de encaminhamento para atendimento fonoaudiológico das crianças matriculadas na educação infantil, de quatro para três anos. Os atendimentos são voltados aos alunos que apresentam atraso de linguagem, alterações de articulação, gagueira, alterações de leitura e escrita e deficiência auditiva e são oferecidos até o 9º ano do ensino fundamental II. Já na área de psicologia escolar, a principal novidade deste ano também está relacionada à faixa etária mínima de encaminhamento, que passou de cinco para quatro anos, seguindo até o 9º ano do ensino fundamental II. “Ainda dentro dos encaminhamentos e atendimentos de psicologia escolar, realizaremos a partir deste ano o acompanhamento das famílias dos alunos, a fim de que recebam mais orientações e para que participem e sejam envolvidos ativamente no processo de superação dos problemas de aprendizagem detectados junto aos estudantes. A cooperação da família, sem dúvida, determina a efetividade do tratamento e nos ajuda a realizá-lo de forma completa”, explicou Jaime Cruz.

Na área de psicopedagogia – especialidade que consegue trabalhar a superação de dificuldades de aprendizagem e contempla avaliações cognitivas, que permitem diagnosticar casos de deficiência intelectual – os atendimentos também serão ampliados e contemplarão agora os alunos que frequentam os anos do ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano. “Outro fator positivo é que conscientizamos os educadores sobre a importância de incentivar as famílias a aderirem e a apoiarem seus filhos nestes atendimentos, que são oferecidos de forma gratuita pela Prefeitura de Vinhedo. Os atendimentos colaboram significativamente à superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos, prevenindo, inclusive, o agravamento de situações que podem interferir em toda a sua vida. Com a valorização desta iniciativa pela família, possibilitamos ao estudante seu desenvolvimento integral, seja dentro de sala de aula ou em sua vida particular”, explicaram as coordenadoras da equipe de educação especial e de psicologia escolar, Paula Franco Guize e Tatiana Saes Steiner.

Às três especialidades, outra novidade importante é que a partir deste ano os profissionais que integram a equipe escolar também passarão a contar com horários especiais ao seu atendimento, nos períodos da manhã e da tarde, no Centro de Estudo e Reabilitação (CER) Bela Vista e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Planalto. “Os horários serão destinados aos educadores que tenham alunos que sejam atendidos pelo programa ‘Saúde do Escolar’ e desejam sanar suas dúvidas e receber as orientações de nossos profissionais da saúde. Será uma troca de experiências muito válida e focada no desenvolvimento do estudante, uma vez que os professores são considerados agentes diretos e estão envolvidos no cotidiano do atendido”, explicou a secretária municipal de Saúde, Nádia Capovilla.

Ainda no encontro, os profissionais da equipe de psicologia escolar e de educação especial da Secretaria Municipal de Educação também apresentaram os números de encaminhamentos de psicologia, psicopedagogia e de fonoaudiologia realizados em 2011. Dos 2,4 mil estudantes matriculados nos CEIs no último ano, 132 – aproximadamente 5% dos estudantes de educação infantil – foram encaminhados aos atendimentos. Já no ensino fundamental I, do 1º ao 5º ano, 503 receberam os acompanhamentos, representando 13% dos alunos matriculados em 2011 nesta faixa escolar. No ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano, 25 estudantes foram diagnosticados e encaminhados aos serviços que colaboram ao seu processo de aprendizagem.

Mais ações de saúde nas escolas



Para o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, tão importante quanto ofertar educação pública de qualidade é prezar pela qualidade de vida dos estudantes dentro e fora do ambiente escolar. “Ao promovermos dentro das escolas municipais ações que valorizam a vida, como as que fazemos, levamos mais saúde aos nossos alunos. Por isso, também desenvolvemos na Rede Municipal de Ensino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o programa Vinhedo Desenvolvendo Ações de Saúde [VIDAS], que envolve todos os estudantes matriculados em nossas escolas e oferece acompanhamento médico, odontológico, nutricional e atendimento oftalmológico de forma gratuita”, disse.

Dentro do programa VIDAS, está previsto para este ano – além dos acompanhamentos já realizados – a inclusão de atendimentos de fonoaudiologia à educação infantil e o ano inicial do ensino fundamental I. A inclusão deste tipo de atendimento está atualmente na fase de estruturação e terá ações desenvolvidas em conjunto com os fonoaudiólogos e a equipe de odontologistas da Rede Municipal de Saúde, a fim de identificar quais crianças da Rede Municipal de Ensino apresentam problemas fonoaudiológicos clínicos, para encaminhá-las aos atendimentos de acordo com suas necessidades e para evitar problemas de saúde que podem surgir no futuro, tais como os de maloclusão. “Os profissionais da Rede Municipal de Saúde examinarão as crianças da Rede Municipal de Ensino a fim de identificar a existência de casos que precisam de intervenção. Ações focadas à manutenção, recuperação e preservação da saúde da voz também estão previstas para serem trabalhadas junto aos alunos e também aos professores, para conscientizá-los e reeducá-los, quando houver necessidade, quanto ao seu uso adequado”, explicou a secretária municipal de Saúde, Nádia Capovilla.

Inicialmente, os atendimentos beneficiarão os alunos das fases I e II da educação infantil e do 1º ano do ensino fundamental I. Com enfoque preventivo, os novos atendimentos fonoaudiológicos serão promovidos de forma conjunta entre fonoaudiólogos e odontologistas da Rede Municipal de Saúde. Além das triagens que serão promovidas, este novo tipo de atendimento vai estimular o desenvolvimento da linguagem e incentivar os cuidados com saúde bucal, contemplando, ainda, trabalhos junto ao grupo familiar dos alunos e focados no combate a maus hábitos que prejudicam a saúde dos estudantes, incluindo os relacionados ao uso de mamadeiras e de chupetas, que tendem a prejudicar a posição dos dentes das crianças e de todas as estruturas musculares da boca, ocasionando problemas na fala, na respiração, na mastigação e, até mesmo, na estética do sorriso do estudante.

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