A secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações do Governo Federal, Lygia Pupatto, enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Vinhedo na área de Tecnologia da Informação e Inclusão Infossocial, com o Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, durante a realização do 11º Wireless Mundi, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. O secretário municipal de Governo da Prefeitura de Vinhedo, José Luis Bernegossi, também esteve presente no evento.
No evento, que contou com a apresentação do case de Vinhedo como referência de sucesso na implantação do projeto Cidade Digital, pelo gestor do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Vinhedo, Gilberto Madeira, Lygia Pupatto afirmou que gostou do exemplo apresentado pela Prefeitura, principalmente pela visão do executivo em observar a economia para os cofres públicos com o investimento em Tecnologia da Informação. "Este investimento está alinhado à capacidade de ampliar a prestação de serviços à comunidade, facilitar a gestão na área pública, possibilitar a inclusão infossocial e, ainda, uma maior transparência no acompanhamento das ações governamentais pela população", complementou Lygia Pupatto.
Na apresentação sobre o projeto implantado em Vinhedo, Gilberto Madeira ressaltou as etapas que foram cumpridas e, principalmente, os aspectos pertinentes ao foco no cidadão, na inclusão infossocial e na sustentabilidade do SIM. “A implantação do SIM Vinhedo Digital propicia uma série de ações, soluções e benefícios à população, desde a facilidade de acesso aos serviços públicos, por meio do Portal do Cidadão, garantido por meio do acesso gratuito à internet, até aplicações e programas de capacitação e educação a distância, incluindo a capacitação e especialização dos servidores públicos municipais visando, sempre, qualidade e agilidade na prestação de serviços”, afirmou Gilberto.
Lygia Pupatto revelou, ainda, o projeto do Governo Federal a ser iniciado neste mês de março para ajudar cidades pequenas a investir na construção do conceito de Cidade Digital. “Precisamos viabilizar a implantação tanto da infraestrutura como os aplicativos necessários para a execução dos projetos de inclusão, nas mais variadas áreas, como saúde e educação”, revelou. O projeto do SIM Vinhedo Digital foi implantado pela Prefeitura de Vinhedo com recursos próprios, sem necessidade de financiamentos externos, como esse a ser ainda iniciado pelo Governo Federal em cidades brasileiras de pequeno porte.
Outro dado importante a ser destacado durante a apresentação do SIM Vinhedo Digital foi a comparação com alguns municípios brasileiros. Dentro destas comparações, uma se destacou a ponto de justificar o case de sucesso de Vinhedo nesta área digital. A cidade de Goiânia, com mais de 1 milhão de habitantes, tem cerca de 64 quilômetros de fibra ótica implantada na cidade. Vinhedo, com um território muito menor que Goiânia e população em torno de 65 mil habitantes, tem 40 quilômetros de fibra ótica, um investimento proporcional muito acima em comparação à Goiânia.
O SIM Vinhedo Digital
Estabelecido dentro do plano de governo do prefeito Milton Serafim, o SIM Vinhedo Digital é uma iniciativa da Prefeitura de Vinhedo que transforma atualmente o município em uma verdadeira Cidade Digital, tendo como enfoque principal o cidadão. “Esta iniciativa é focada na criação e na oferta de uma ampla rede de serviços públicos, que vão estender e aprimorar os atendimentos prestados aos moradores de nossa cidade. Dentre estes serviços, temos, inclusive, a inclusão infossocial da população, que agora conta com a possibilidade de acessar gratuitamente o sinal de internet oferecido por meio do SIM”, explicou o prefeito.
À sua implementação no município, a Prefeitura de Vinhedo investiu na viabilização da infraestrutura necessária ao seu funcionamento e fez execução de sua própria Infovia Municipal, que possibilitou interligar em uma rápida rede de transmissão de dados todos os órgãos públicos instalados na cidade – das esferas municipal, estadual e federal – por meio da instalação de mais de 40 quilômetros de cabeamento óptico no município, o que representa aproximadamente 0,6 metro de cabo por habitante. Também integra a estrutura da Infovia Municipal 78 estações de transmissão de sinal via rádio, que retransmitem e levam à população sinal de acesso à internet. A cobertura desta primeira e segunda etapas da iniciativa congrega mais de 70% da população.