Atividade mostrou aos alunos que é possível realizar políticas públicas que proporcionam mais segurança e bem-estar à população
Aproximadamente 25 estudantes do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Valinhos visitaram na sexta-feira, dia 21, o Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (CICOM) alocado na sede da Guarda Civil Municipal – órgão que integra a Prefeitura de Vinhedo. A atividade objetivou apresentar aos alunos o funcionamento do novo sistema de monitoramento, que colabora ao combate da criminalidade no município e que serviu como referência à implementação da rede de comunicação e de troca de informações de segurança de caráter regional – sugerido pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e que será adotado nas 19 cidades que integram a região.
Na visita ao CICOM, os alunos de Direito puderam verificar algumas funcionalidades do novo sistema e que tornaram possíveis conhecer de forma mais aprofundada a movimentação de veículos na malha viária municipal. Ainda durante a visita, os estudantes participaram de uma explanação realizada pelo diretor de segurança de Vinhedo, Miguel Xavier da Paz, na qual puderam obter mais informações sobre a importância do novo sistema às ações de segurança desempenhadas na cidade e também sobre o papel de protetor e de amigo da população da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, além de suas responsabilidades e atuação dentro do contexto da segurança pública e sua cooperação com as polícias militar e civil.
Segundo a coordenadora do curso e professora do grupo de alunos, Drª Silvia Bontempi, a visita ao CICOM mostrou – além da efetividade do novo sistema de monitoramento – que Vinhedo é uma cidade diferenciada e referência na área de segurança, pois investe na realização de ações preventivas e que contribuem à promoção de mais bem-estar aos cidadãos. A coordenadora do curso também destacou que a atividade contribuiu efetivamente ao estudo do Direito e Processo Penal. “A visita foi muito válida para os estudantes, que verificaram na prática que é possível realizar políticas públicas eficientes e que ajudam a prevenir a criminalidade, contribuindo à promoção de mais segurança a todos. Os alunos ficaram encantados e surpresos com as funcionalidades do novo sistema”, comentou.
Ainda de acordo com a Drª Silvia, a atividade foi tão positiva que uma nova visita ao CICOM com outros estudantes de Direito da instituição de ensino valinhense está agendada para ser realizada amanhã, dia 28, no período noturno.
O sistema
Alocado no CICOM, o novo sistema de monitoramento da Prefeitura de Vinhedo está em operação na cidade desde o primeiro semestre de 2011 e contempla, atualmente, 24 câmeras instaladas em nove pontos de entrada e saída do município, que ajudam a armazenar todos os dados dos veículos que entram e saem de Vinhedo e a identificar possíveis suspeitos de envolvimento em práticas delituosas.
A ferramenta é fomentada por um banco de dados, no qual os operadores podem registrar em uma lista específica os veículos indicados como suspeitos, sejam eles utilizados à prática de crimes ou considerados produtos de furto ou roubo. Se algum dos veículos, classificados na listagem especial, passarem em algum dos pontos nos quais haja uma câmera interligada ao sistema, imediatamente um alarme é acionado no CICOM, que já informa às equipes de patrulhamento mais próximas da região do incidente para verificarem a ocorrência.
Para continuar a contribuir significativamente à promoção do bem-estar aos munícipes, a instalação de mais câmeras ligadas ao sistema está prevista para ser efetuada em mais cinco pontos da cidade: na Avenida Aparecida Telau Serafim, no Distrito Industrial, na saída do bairro Santa Cândida, na saída da Capela para Anhanguera e na saída da Rua João Edueta, no acesso à rodovia Miguel Melhado Campos. Os equipamentos não haviam sido instalados nestes pontos anteriormente por questões de ordem técnica.