A forte chuva desta quinta-feira, dia 9, não impediu as diretoras das unidades de ensino infantil e fundamental da rede municipal de educação de percorrerem as obras atuais realizadas pela Prefeitura. Mais de 20 locais foram percorridos por seis horas na presença do prefeito Milton Serafim, do vice-prefeito e secretário da educação, Jaime Cruz e do secretário de Governo, José Luís Bernegossi.
“Precisamos investir em todos os setores para beneficiar o maior número de pessoas possível”, declarou o prefeito Milton Serafim.
O novo Centro Cultural inaugurado recentemente da Vila João XXIII; o Centro Cultural Central, o Espaço Esporte e o Centro Esportivo da Vila que estão sendo reformados foram alguns dos locais visitados.
Na área habitacional, os representantes educacionais acompanharam a construção das 264 moradias populares na região da Capela. O empreendimento está sendo construído em uma área de 16 mil metros quadrados doado pela Prefeitura ao FAR – Fundo de Arrendamento Residencial (CEF). Esse tipo de parceria, com doação de terreno para a realização da obra, que reduz os preços das unidades, é inédita na Região Metropolitana de Campinas. Os apartamentos serão destinados, através de sorteio, às famílias de baixa renda (de zero a 3 salários mínimos) que já possuem cadastro na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura. As moradias terão aproximadamente 46 m² de área interna, com dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro.
O novo sistema de monitoramento de câmeras em operação no Cicom – Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento da Guarda Civil Municipal também foi visitado. Criado com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade e proporcionar mais segurança em Vinhedo, o local chamou a atenção das educadoras. Por meio de câmeras instaladas nas entradas e saída do município é possível armazenar dados e realizar buscas de veículos suspeitos. Caso haja uma ocorrência de furto ou roubo de carro as características do veículo são registradas no sistema. Se o suspeito passar por algum ponto no qual haja a câmera, automaticamente será emitido um alerta na central de monitoramento, que solicitará imediatamente a verificação à equipe de patrulhamento.
“Fiquei surpresa por conhecer, de modo geral, diversas obras principalmente de outros setores que não estão relacionadas à educação. Passamos de carro em frente a várias obras, mas não temos a proporção do que está sendo feito e dos benefícios que irão proporcionar à população”, declarou Denise Oliveira, diretora da EM Madalena Lébeis, localizada na região da Capela.
Educação
Na área da educação as diretoras percorreram as escolas que estão recebendo melhorias e as novas unidades construídas para proporcionar atendimento educacional a novas crianças, como o CEI Turma da Mônica (no Jardim São Thomé), o CEI Pedrinho (na Vila João XXIII) e o CEI Visconde de Sabugosa (região da Capela) em que o espaço físico está sendo basicamente dobrado.
“Acompanho as obras feitas na área da educação, mas desconhecia algumas obras que estão sendo realizadas na cidade. Não sabia que tinham tantas obras em diversos lugares de Vinhedo”, comentou a diretora do CEI Pedrinho, Lucineide Ramos.
O complexo educacional da Capela, que está em fase de construção, foi outro local visitado pelo grupo. Com capacidade de abrigar 650 alunos de diferentes faixas etárias, terá quadra poliesportiva e ginásio.
A obra da nova escola do Sesi também foi percorrida. A nova unidade está sendo feita por meio de parceria firmada entre a Prefeitura e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp. O Poder Público ficou responsável pela doação do terreno e realização da parte de infraestrutura, como ligação de água, esgoto, pavimentação asfáltica, construção de calçadas e ponte de acesso da Rua Ana Lombardi Gasparini ao bairro Jardim Nova Canudos. O espaço, que abrigará salas de aula, laboratórios, biblioteca, sanitários e o setor administrativo e pedagógico da escola, soma mais de 3.814 m² de construção, enquanto que a área poliesportiva – com quadra coberta e vestiários – tem mais de 935 m².
Durante a visita ao Sesi o prefeito Milton Serafim passou detalhes do projeto paisagístico que está sendo elaborado para ser implantado no barranco localizado em frente à unidade, na Avenida Otávio Tasca. Um jardim vertical será a principal atração. A área, de mais de 18 mil metros quadrados, foi adquirida pela Prefeitura por R$1 milhão para recuperação do talude e posteriormente desenvolvimento de área de lazer e turística.
“Com a visita às obras pudemos ter a noção do que está sendo feito, não apenas na área da educação. Vinhedo cresceu muito, os investimentos na área da segurança são essenciais. Fiquei surpresa com a estrutura da nova escola do Sesi. Além de bonita será aconchegante”, comentou a diretora do CEI Pequeno Polegar, localizado na Vila João XXIII, Sonia Negrão.
Saúde
Na área da saúde as diretoras acompanharam as adequações feitas no prédio do antigo Centro Comunitário da Capela para abrigar na Praça Primeiro de Maio a nova unidade básica de saúde da região. Haverá salas para atendimento clínico, ginecológico, pediátrico e odontológico, sala de vacina, sala para coleta de exames, almoxarifado e quatro banheiros adaptados para portadores de deficiência. A unidade oferecerá atendimento também no período noturno.
O CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher – irá funcionar ao lado da Policlínica da Capela e será referência em atendimento a pacientes do sexo feminino. Contará com recepção, sala de grupo, consultórios para atendimento psicológico e social, consultórios ginecológicos, sala de enfermagem, esterilização, arquivo, copa e área de serviço. O CASM também irá acolher mulheres vítimas de violência que necessitem de intervenção ginecológica e atenção social e psicológica.
Também na área da saúde o grupo acompanhou o andamento da obra para construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – que funcionará 24 horas. Será uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde, o Pronto Atendimento (PA da Capela) e o Pronto Socorro da Santa Casa, compondo uma rede organizada de atenção aos casos urgentes.
O grupo conheceu a Central Reguladora de Transportes e o Almoxarifado da Secretaria de Saúde, que permite controle sobre os insumos e materiais, com armazenamento adequado respeitando as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Social
As melhorias e adequações feitas no Centro de Convivência, sede da Secretaria da Assistência Social, também foram acompanhadas. O objetivo da obra é proporcionar acessibilidade em todas as partes do prédio e melhorar o atendimento de serviços sociais disponíveis também no local, como o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social do Centro, o CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social, a Secretaria Executiva dos Conselhos, além dos serviços do INSS que funcionam no PrevCidade.
Saneamento Básico
Representantes das escolas municipais acompanharam ainda as etapas para tratamento de esgoto na estação de recalque e na ETE Capivari, localizada no Distrito Industrial, que será responsável pelo tratamento de 40% do esgoto coletado no município. A obra, que deverá ser inaugurada nos próximos meses, irá beneficiar aproximadamente 35 mil pessoas, com possibilidade de ampliação. Com o funcionamento da ETE, Vinhedo será um dos poucos municípios brasileiros a tratar 100% do esgoto coletado.
“A escola tem um papel muito importante na construção do ser humano porque transmite aos nossos estudantes informações sobre a importância da preservação ambiental. Não adianta investir apenas em educação ambiental se o mundo todo está destruído, é preciso preservar”, disse o prefeito Milton Serafim, em visita à ETE Capivari.
Terceira Idade
Após visitarem diversas obras as diretoras e as autoridades municipais acompanharam as atividades do Grupo Bem Viver da Terceira Idade e obras que irão beneficiar os idosos da cidade.
A construção do prédio em que irá funcionar o projeto Quero Vida será destinado ao atendimento de pessoas com mais de 60 anos que estejam em situação de vulnerabilidade ou risco social e cujos membros da família não tem condições de prestar o atendimento necessário por estudarem ou trabalharem em período integral. O projeto ‘Quero Vida’ terá capacidade para abrigar 50 idosos.
“Milton Serafim só pode ter vindo do céu porque na terra nunca vai existir um prefeito melhor que ele”, disse a idosa Tereza Martins de Lima, do Jardim Eldorado, aproveitando a visita do prefeito à sede da Terceira idade no Jardim São Matheus.