Exames poderão ser realizados gratuitamente, sem a necessidade de apresentação do pedido médico, nas unidades de saúde e em postos volantes montados em praças públicas
Pela primeira vez a Prefeitura de Vinhedo irá desenvolver uma campanha específica para prevenção de sífilis, doença sexualmente transmissível. A atividade, desenvolvida pela Secretaria de Saúde na tentativa de despertar a atenção da população com relação à doença, terá início neste sábado, dia 21, no posto volante montado na praça Sant´Anna, no Centro.
Sem a necessidade de apresentação do pedido do médico, o exame será oferecido gratuitamente em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, durante a campanha que encerra no dia 28. Neste dia, a atividade será desenvolvida no posto volante da praça Aurora Sudário, na Capela.
O exame é simples, feito através da coleta de sangue, não é preciso estar em jejum e não há restrição de idade. Basta o paciente comparecer em algum dos pontos de coleta e solicitar a realização do procedimento. O resultado do exame estará disponível em 7 dias.
Nos casos positivos de sífilis o paciente será encaminhado para acompanhamento e tratamento com profissionais da Rede Municipal de Saúde na UBS Casa Verde, onde funciona o CTA – Centro de Testes e Aconselhamento – que desenvolve o programa DST/Aids da Prefeitura.
O tratamento da doença é simples, feito com penicilina.
“O maior problema do tratamento é o seu diagnóstico, visto que a sífilis pode ser confundida com muitas outras doenças. Os pacientes devem evitar ter relação sexual até que o seu tratamento e do parceiro com a doença se complete. A gestante também deve realizar controle de cura mensal. Além de oferecer exames gratuitos, a campanha tem o intuito de promover orientação entre as pessoas para a não disseminação da doença entre os parceiros”, comentou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.
Após o encerramento da campanha o serviço continuará disponível na Rede Municipal de Saúde, porém, para realizar a coleta da sorologia será necessário apresentar o pedido de exame médico.
Em 2010 foram registrados em Vinhedo nove casos de sífilis, a maioria confirmado em homens. Este ano estão em investigação, sendo acompanhados por profissionais de saúde, quatro casos incluindo em bebês e gestante.
Para o prefeito Milton Serafim a prevenção ainda é o meio mais seguro para se controlar as doenças. “A Secretaria de Saúde investe no trabalho de orientação e conscientização, com a realização de campanhas anuais para esclarecer e tirar dúvidas da população vinhedense”, destacou o prefeito Milton Serafim.
Doença
A sífilis é uma doença infecciosa e sexualmente transmissível. É causada pela bactéria Treponema pallidum e manifesta-se em três estágios: primária, secundária e terciária. No primeiro estágio apresenta as características mais marcantes da infecção, quando se observa inicialmente pequenas feridas indolor nos órgãos sexuais e caroços na virilha. Os sintomas costumam aparecer de 7 a 20 dias após a relação sexual desprotegida com pessoas infectada, e é quando a doença é altamente transmissível.
Depois, a doença desaparece durante um longo período. A pessoa infectada não sente nada e apresenta uma aparente cura das lesões iniciais, mesmo em casos de indivíduos não tratados.
A doença pode ficar estacionada por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral, problemas cardíacos, podendo inclusive levar à morte.
Caso a mulher infectada fique grávida neste período pode acontecer a transmissão da sífilis para o bebê. Neste caso a doença recebe o nome de sífilis congênita e pode ser evitada com o tratamento adequado durante o pré-natal.
Em 40% dos casos em que há gestação sem tratamento da doença há abortamento. Nos demais casos, o bebê pode apresentar seqüelas como retardo mental, surdez e deficiências visuais e dentárias.
Campanha de prevenção à sífilis
De 21 a 28 de maio
De segunda a sexta-feira
– UBS Vila Planalto – Rua Brasília, 273
Horário: das 7h às 19h
– UBS Casa Verde – Rua Morubixaba s/nº
Horário: das 7h às 19h
– Policlínica da Capela – Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 90
Horário: das 7h às 19h
– Centro Médico do Jardim São Matheus – Avenida Presidente Castelo
Horário: das 7h às 16h
– UBS Vila João XXIII – Rua Arthur Biancalana, 120
Horário: das 7h às 16h
– UBS Três Irmãos – Rua Agenor Gallo s/nº
Horário: das 7h às 16h
Sábado – dia 21 de maio
– Praça Sant´Anna – Centro
Horário: 8h às 12h
Sábado – dia 28 de maio
– Praça Aurora Sudário – Capela
Horário: 8h às 12