Já passam de 600 as moradias legalizadas em vários bairros de Vinhedo
Sábado foi um dia festivo para o Bairro Jardim São Thomé. É que a Prefeitura de Vinhedo entregou certidões de matrículas para 100 famílias e, de posse desse documento, elas podem regularizar a situação dos seus imóveis e obter a escritura E mais: a escritura será tirada mediante o pagamento de uma taxa de pouco mais de R$200 em relação ao valor normal desse documento, que beira a casa dos R$ 3 mil. A iniciativa de regularização é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do programa Cidade Legal, que promove auxílio aos municípios para regularização de áreas.
Roberto Henrique foi o primeiro a receber a certidão da sua casa pelas mãos do Prefeito Milton Serafim:
“Participei dessa reivindicação e parabenizo a Prefeitura pelo trabalho e pela vantagem da escritura com um custo bem menor”, disse.
Para o Prefeito Milton Serafim, essa entrega era um compromisso da sua administração:
“Quando assumimos, tínhamos esse compromisso de regularização de várias casas neste e em outros bairros, que estamos implementando passo a passo”, afirma.
A parceria da Prefeitura com Governo do estado de São Paulo, por meio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, já possibilitou a regularização de 611 moradias em Vinhedo: 168 no Jardim Eldorado, 100 no Bela Vista II, 243 no Nova Canudos e agora 100 no São Thomé. O próximo bairro incluído nesse programa é o Jardim Nova Palmares onde a Prefeitura vai regularizar 409 casas, ultrapassado assim o benefício para mais de 1.000 famílias.
José Wilson Maia Saldanha, o Ceará, estava muito agradecido pela entrega do documento “Esse ato de regularização é muito importante e agradeço por isso”, disse.
O Secretario da Habitação, Marcio Campos, o Balu, estava satisfeito em tornar realidade o sonho de várias famílias:
“Nossa Secretaria trabalhou duro para chegarmos a este dia da entrega das certidões aos moradores do São Thomé. Moradia digna, legalizada e com custo bem acessível para obtenção da escritura nos deixa feliz e realizados”, afirma.
A cerimônia de entrega teve a presença também do vice-prefeito e Secretário da Educação, Jaime Cruz; Secretário de Serviços Municipais, Arthur Biancalana; Deise Serafim, Secretaria da Fazenda; Elvis Tomé, Secretário de Negócios Jurídicos; José Luis Bernegossi, Secretário de Governo; José Pedro Cahum, Secretário de Administração; Cássio Capovilla, Secretário de Planejamento e Meio Ambiente; Milton Pinhata, Secretário de Indústria, Comércio e Agricultura; Odair Serafim, o Canjica, Superintendente da Sanebavi; Paulo Mattos, Secretário de Cultura e Turismo; Toninho Falsarella, Secretário de Transportes e Segurança; Nadia Capovilla, Secretária da Saúde; Claudinéia Vendemiatti Serafim, Secretaria de Promoção e Assistência Social e Augusto Braccialli, Secretário de Obras. Compareceram os vereadores Adriano Corazzari, Presidente da Câmara Municipal; Ana Genezini, Donizete Lopes, Izael Viel, Marcio Melle, Marta Leão e Rubens Nunes. Pela CDHU vieram Solange Aparecida Marques e Amauri Gavião Almeida Marques da Silva, respectivamente, Diretora de Assuntos Jurídicos e Regularização Fundiária e Chefe de Gabinete da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo.
O loteamento Jardim São Thomé foi criado em 1995 e para Leonilda Cominatto, a certidão representa tudo: “Moro há 10 anos aqui no São Thomé e agora é meu. Pagamos e conquistamos”, comentou.
Já para Diomar Costa Leandro, o recebimento da certião é um sonho conquistado: “Sonho meu e de todas essas famílias aqui presentes”, afirmou.
Córrego, pontilhão e creche
Em seu discurso, o Prefeito Milton Serafim anunciou mais benefícios para os moradores do bairro São Thomé:
“Dentro aproximadamente um mês faremos a concorrência para a canalização do córrego Pinheirinho, da ponte (Rua Felisbina Corazzari Matheus), até a divisa de Valinhos e vamos licitar ainda este ano a obra para abrir os três pontilhões – São Thomé, São Matheus e Vila Santana, para a travessia segura de pessoas e carros sob a via férrea, e ampliar a creche Turma da Mônica.