Para participar das competições do Comitê Paraolímpico Brasileiro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, selou uma parceria com o clube Rocinhense, que por sua vez, teve a sua filiação recém aprovada pelo Comitê, já que um órgão público não pode se filiar a tal entidade.
O esporte paraolímpico sempre foi valorizado pela Prefeitura de Vinhedo, tanto é que desde 2009, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, criou o Departamento de Esportes Especiais, com a finalidade de destinar uma atenção específica para esses atletas em Vinhedo. Desde então, o sucesso dessa iniciativa vem se traduzindo em bons resultados em competições locais, regionais e estaduais.
A Secretaria de Esportes e Lazer mantém treinamentos semanais para vários para-atletas, sendo destaque a nadadora Raquel Viel, integrante da Seleção Brasileira e detentora de várias conquistas no cenário nacional. No ano passado, ela participou do Mundial de Natação ocorrido na Holanda, pela seleção brasileira paraolímpica.
Atletismo adaptado
Cinco atletas da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, marcaram presença no 12º FERA – Festival Regional de Atletismo Adaptado, realizado dia 27 de abril no “Bolão” da cidade de Jundiaí.
Vitor Sterzeck Dian e Josefa Maria Moreira competiram na prova de 100 metros para atletas acima de 16 anos; Guilherme Vedovatto participou dos 100 metros para cadeirante sem auxilio; Adolfo Souza de Oliveira, da competição de 50 metros cadeirante, com auxílio; e Wesley Davi de Oliveira, dos 50 metros cadeirante, sem auxílio.
O Festival teve como objetivo proporcionar a integração de pessoas com deficiência por meio de vivências esportivas na modalidade de atletismo, principalmente para aqueles com maior comprometimento e que tem poucas oportunidades de participação. Por isso mesmo não houve classificação por ordem de chegada e todos os atletas receberam medalhas. Os atletas de Vinhedo foram acompanhados pelos professores Pedro Rosa e Thais Qualio.