Encontro propôs apresentar benefícios do programa; prefeito Milton Serafim foi homenageado no encerramento da realização
Para apresentar as metas e objetivos do Programa de Psicologia Escolar deste ano às coordenadoras e diretoras da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Vinhedo realizou nesta quinta-feira, 28 de abril, uma capacitação no Centro de Educação Infantil (CEI) Dona Benta, no Condomínio São Joaquim. Nesta oportunidade, a equipe de psicologia escolar reforçou questões voltadas ao desenvolvimento psicológico dos educandos em temas que precisam de acompanhamento especializado, tais como construção de identidade, relação interpessoal, sexualidade, entre outros.
De acordo com a equipe de educação especial da Secretaria da Educação, ao oferecer atendimento profissional aos estudantes da educação infantil, ensino fundamental e à Educação de Jovens e Adultos (EJA), estendendo o acompanhamento à sua família e à equipe escolar, é possível contribuir de forma positiva nos processos relacionados ao ensino, à aprendizagem e ao crescimento humano durante o período de escolarização.
Entre os acompanhamentos mais realizados, destaque para o atendimento de questões relacionadas à indisciplina e dificuldade com regras. “Por meio da equipe multidisciplinar, composta por psicólogos e pedagogos da rede municipal, conseguimos proporcionar mais qualidade de vida aos atendidos e melhorar o ambiente escolar. Em 2010, foram feitos mais de mil atendimentos”, disse o prefeito Milton Serafim.
A EM Integração, no Centro, está entre as que mais teve atendimentos feitos pela equipe no último ano. De acordo com a diretora da unidade, Maria Amélia Mazzo, o atendimento psicológico oferecido contribui efetivamente ao trabalhar com emoções e com as necessidades que interferem na vida do atendido, dentro e fora da escola. “Por meio da psicologia escolar é possível melhorar o relacionamento entre as pessoas, refletindo, sobretudo, no dia a dia em sala de aula e na melhoria da autoestima dos atendidos. O programa realmente é muito bom e as pessoas sentem-se à vontade durante o atendimento”, comentou.
A diretora do CEI Narizinho, Adriana Melle, compartilha a opinião de Maria Amélia e destacou que por meio da psicologia escolar os educadores também contam com um importante respaldo em seu trabalho. “Além disso, é possível orientar as famílias atendidas em suas necessidades e esta ajuda reflete até na mudança das atitudes por parte das crianças. Tem nos dado bons retornos”, afirmou.
Ao ser encaminhado à psicóloga escolar por meio de triagem, o atendido participa – em média – de oito a dez encontros. Neste período, todos os envolvidos são incluídos no plano de ação do psicólogo, para que haja respaldo integral e resultados positivos. “O objetivo é identificar os fatores que interferem no desenvolvimento pedagógico ou humano do atendido, para definir os procedimentos a serem utilizados durante o acompanhamento psicológico. Com base nisto, a equipe elabora um plano de ação e faz o acompanhamento em encontros focais. O programa ainda prevê acolhimento e orientação à família e, ao final, todos os envolvidos recebem o retorno dos profissionais”, comentou o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz.
Caso seja detectada pelos psicólogos a necessidade de pós-atendimento, os atendidos podem ser encaminhados aos serviços prestados pela Secretaria da Saúde ou pelo Conselho Tutelar. Os estudantes também podem ser encaminhados à psicologia escolar por meio da solicitação dos pais, contatando a direção da escola e apresentando as necessidades de atendimento, para que a profissional possa fazer a orientação adequada aos solicitantes.
Confraternização
O prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, e o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, estiveram no encontro. Nesta oportunidade, o prefeito recebeu uma homenagem das diretoras e coordenadoras pelo seu aniversário, festejado em 17 de abril.
Milton Serafim agradeceu o carinho das educadoras e enfatizou a importância da dedicação do corpo docente na melhoria contínua da educação municipal. “Estes encontros são fundamentais para melhorarmos cada vez mais o ensino ministrado em nossas escolas. Não mediremos forças para continuar a oferecer capacitações e qualificações profissionais aos professores e demais profissionais da rede”, disse.