21 MAI 2010
PREFEITO
Prefeito Milton Serafim e primeira-dama abrem exposição de maquetes no Memorial do Imigrante

O prefeito Milton Serafim e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Neusa Serafim, abriram na noite de ontem (20) no Memorial do Imigrante a exposição gratuita de maquetes confeccionadas pelo artista Odyr Magalhães. Esteve presente o vice-prefeito Jaime Cruz, o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, o vereador Adriano Corazzari, demais secretários, autoridades municipais e convidados.

Com palitos de madeira e outros materiais recicláveis o artista confeccionou réplicas de pontos turísticos de Vinhedo como o Portal, a Estação Ferroviária, Fonte da Amizade e o Centro de Ensino Profissionalizante (Ceprovi) especialmente para a exposição. Por meio da assinatura de um termo de doação, as miniaturas municipais foram gentilmente doadas pelo artista para o acervo da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vinhedo.

O prefeito Milton Serafim agradeceu o trabalho desenvolvido pelo artista e sugeriu que mais maquetes de importantes pontos turísticos da cidade sejam confeccionadas. “É um prestígio imenso ter esta exposição em um espaço público e receber as réplicas como doação. Queremos levar a mostra à Praça Santana para que um grande número de pessoas tenha acesso a estas obras de arte, pois nossa proposta é democratizar a cultura no município. Sugiro ao senhor Odyr que confeccione maquetes do Memorial do Imigrante, que enaltecerá o povo que constriu Vinhedo e da ETE Capivari, que já está funcionando em fase de testes e será um grande ganho para a população garantindo 100% de esgoto tratado em Vinhedo. Com mais essas duas réplicas produzidas valorizaremos importantes pontos da nossa cidade”, disse o prefeito.

O secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, elogiou o talento do artista e destacou a importância da cultura dentro em um município. “Conhecer o senhor Odyr foi um prazer enorme. Os vinhedenses e turistas que visitarão esta exposição no Memorial poderão acompanhar uma riqueza de detalhes e o talento de um artista que trabalha com muito empenho e dedicação”, disse o secretário.

Além das miniaturas dos pontos turísticos de Vinhedo, o público poderá conferir motivos como peças de mobiliário, cenas de cotidiano, barcos, navios, somando 32 maquetes. Mais informações pelo telefone 3846-7100.

Mais sobre o artista

Odyr Loya Magalhães tem 81 anos e mora em Vinhedo há 13. O artista produz miniaturas de vários lugares de Vinhedo como hobby. Na oficina montada em sua casa tudo é construído em madeira, nos mínimos detalhes. O artista valoriza muito os detalhes nas composições. “Minhas miniaturas não têm valor comercial e faço isso por puro prazer. Posso ficar o dia inteiro nisso que não me canso, pelo contrário, meu hobby me faz exercitar a mente e minhas habilidades manuais, que preservo até hoje”, explica Odyr. Suas peças já foram expostas na Escola Naval (RJ), Ministério da Fazenda (RJ), Instituto Cultural Brasil- Japão (RJ) e Receita Federal em Campinas.

Horário de funcionamento

O Memorial do Imigrante fica à Avenida dos Imigrantes, sem n° A exposição estará aberta para visitação até o dia 30 de junho, das 9 às 16 horas de 2ª a 6ª; aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas.