20 MAI 2010
PREFEITO
Prefeito Milton Serafim e autoridades visitam SOS Esperança e Vida

Aos 31 anos, André Luiz Diniz Desorti revela orgulhoso que sua vida mudou desde 2009, quando conheceu a SOS Esperança e Vida, em Vinhedo, que presta serviço de orientação e apoio sociofamiliar às famílias e indivíduos que se encontram em situações de vulnerabilidade e risco devido ao uso de substâncias psicoativas. Hoje a SOS atende cerca de 200 assistidos entre 4 e 70 anos.

“Procurei auxílio em Campinas, mas tive muita dificuldade para encontrar um local que conseguisse me ajudar, foi quando cheguei a SOS, em 2009, e fui muito bem recebido. Vinhedo está bem avançada no tratamento de dependência química. Hoje participo da terapia duas vezes por semana e estou conseguindo lidar com meus conflitos. Meu filho de oito anos também participa do trabalho realizado aqui por isso agradeço aos funcionários por toda ajuda que me dão”, afirmou André.

A SOS Esperança e Vida faz parte das 9 entidades contempladas no programa ‘Selando parcerias’, por meio do qual a Prefeitura repassa quase R$3 milhões a instituições da cidade. Nesta quinta-feira (20) o prefeito Milton Serafim, acompanhado pelo vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, a secretária de Promoção e Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti Serafim, e demais secretários municipais, fez uma visita à entidade.

Representando o Poder Legislativo esteve o vereador Donizete Lopes, Marcio Melle e a vereadora Ana Genezini. Na próxima semana a visita será no Lar da Caridade.

O prefeito Milton Serafim comentou que a visita às entidades tem o objetivo de fortalecer a parceria com a Prefeitura. “Retornei de Brasília ontem e em um encontro que tivemos com os pré-candidatos à Presidência eles apontaram que a prioridade atual na área pública não são apenas as obras grandiosas e com construções, mas projetos no segmento social pois é desta forma que o país vai melhorar. Isso reforça ainda mais a ideia de que Vinhedo já está um passo à frente neste processo. Investir no ser humano é fundamental, cuidar da parte social é uma das obras mais importantes para um município e é por isso firmamos estes convênios. Já ajudamos 11 projetos, mas para o ano que vem queremos ter 20 até 30 na nossa lista. Tenho certeza que no futuro teremos resultados positivos e confirmaremos que essa iniciativa valeu à pena”, afirmou Milton Serafim.

Para a SOS a Prefeitura repassa o valor de R$ 354.981,00 para a execução do projeto ‘Droga dependência’ e R$ 85.484,00 para a execução do projeto ‘Adoles-Ser’. O repasse faz parte do cumprimento do item do plano de governo do prefeito Milton Serafim que propõe um aumento às ações ligadas à assistência e promoção social da cidade.

O presidente da instituição, Luiz Vicente Correa Leite, agradeceu a ajuda da Prefeitura de Vinhedo e pela confiança depositada. “Essa parceria é importante para a SOS e para a Prefeitura; para nós por recebermos a subvenção e para a Prefeitura , que conta com nosso apoio na reinserção social e recuperação das pessoas”, afirmou. A coordenadora Ivete Ferreira explicou aos presentes o trabalho da SOS e o empenho de todos os funcionários e voluntários. “Trabalhamos para os assistidos. O sucesso deles é a nossa maior realização”, disse. Também estava presente a coordenadora técnica Sonia Benedetti do Prado e demais funcionários.

A secretária de Promoção e Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti, elogiou o trabalho árduo dos funcionários da entidade e reforçou a importância desta parceria para a Prefeitura de Vinhedo. “Sabemos que o problema da dependência química no Brasil e no mundo é grave e por isso louvamos o trabalho de vocês. O prefeito Milton Serafim apóia esta causa e sabe que um trabalho conjunto entre o poder público e entidades como a SOS são fundamentais para que possamos fazer uma cidade melhor”, destacou Néia.

‘Selando parcerias’

Os projetos da SOS fazem parte do programa ‘Selando Parcerias’ por meio do qual a Prefeitura repassa cerca de R$ 3 milhões a título de subvenção. O prefeito Milton Serafim ampliou de R$ 1,4 milhão (2009) para R$ 3 milhões (2010) o repasse às entidades assistenciais, ou seja, dobrou o valor.

As entidades e os projetos assistenciais subsidiados pela Prefeitura foram selecionados no final de 2009 pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social após o lançamento de um Edital em que as instituições apresentaram formalmente à Prefeitura a intenção em receber subvenção e em quais projetos iriam atuar.

Como ajudar

Além da verba repassada pela Prefeitura, a SOS Esperança e Vida conta com doações feitas por empresas e voluntários e também por meio de campanhas para angariar fundos e custear o trabalho desenvolvido com os assistidos. Para se tornar um voluntário, colaborar e agendar um horário para conhecer a instituição, basta ligar para 3826-1641. A entidade fica na Praça Santana, 66. Centro.