12 mil cremes dentais foram doados pela empresa Unilever
Com objetivo de intensificar a escovação dentária na idade infantil, a Prefeitura de Vinhedo iniciou a distribuição de kits de saúde bucal, compostos por escova, creme e fio dental.
Os kits foram adquiridos pela Prefeitura e serão doados aos 11 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. A distribuição foi iniciada com os alunos dos Centros de Educação Infantil, e a entrega foi realizada por profissionais de saúde fantasiados de dente e pasta.
A empresa Unilever também realizou a doação de 12 mil cremes dentais que farão parte da reposição do kit de distribuição gratuita.
A ação educativa faz parte do programa VIDAS – Vinhedo Desenvolvendo Ações de Saúde – da Prefeitura de Vinhedo que por meio das Secretarias de Educação e Saúde leva atividades de prevenção odontológica para dentro das salas de aula.
Cada faixa etária de alunos terá uma atividade adequada para o seu aprendizado e diferente a cada semestre.
Para os alunos de ensino infantil, a equipe de saúde bucal da Prefeitura apresentou um teatro de fantoches que resgata a importância da escovação.
Neste primeiro semestre ainda serão desenvolvidas atividades de gincana com os alunos de 6 a 10 anos, com brincadeiras de caça-palavras, jogo da memória, caça a bactérias e quebra-cabeça.
Para os alunos até 12 anos será apresentado DVD interativo e para a faixa etária de 12 a 14 anos será desenvolvida dentro do conteúdo da disciplina de ciências uma atividade de experiência prática sobre ação do flúor. Os alunos com mais de 15 anos poderão participar de palestras e obter informações com modelos de evolução das doenças que acometem a cavidade oral.
Para o prefeito Milton Serafim esta parceria entre as secretarias de Educação e Saúde é um trabalho eficaz no combate às doenças bucais e na incorporação de hábitos saudáveis que revertem em melhorias na qualidade de vida dos estudantes. “Com o programa VIDAS proporcionamos o atendimento odontológico pelo menos uma vez por ano às nossas crianças, adolescentes e adultos que freqüentam a rede municipal de ensino”, declarou o prefeito Milton Serafim.
De acordo com a coordenadora de saúde bucal da Secretaria de Saúde, Claudia Mattos, estudos epidemiológicos têm comprovado que a prática da odontologia preventiva tem se mostrado eficaz na promoção e manutenção da saúde. Para ela, a parceria com a Secretaria de Educação é essencial. “A equipe de prevenção de saúde bucal participa, além das atividades escolares, de reuniões pedagógicas e com os pais, capacitações de monitores e professores para a inclusão do tema no programa pedagógico. Em contrapartida os professores auxiliam a equipe na preparação de atividades lúdicas com o tema, de acordo com a faixa etária”, explicou a dentista da Secretaria de Saúde da Prefeitura.