A Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e de Serviços Municipais, iniciou esta semana na região da Capela a ação de combate à dengue para eliminar possíveis criadouros da dengue.
Estão sendo recolhidos de terrenos baldios, casas abandonadas e em construção, recipientes que podem acumular água, como pneus, garrafas e latas.
A ação deverá ser concluída em toda a cidade em 20 dias. O cronograma das semanas subseqüentes será definido pelas secretarias.
Um funcionário do Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde acompanha o trabalho, realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e realiza um relatório de todos os terrenos e casas em que for impossibilitada a entrada dos funcionários. A relação destes locais será apresentada à Secretaria dos Negócios Jurídicos da Prefeitura para que o órgão consiga na justiça autorização para entrar em propriedade particular.
Por meio da coleta coletiva, a Prefeitura já realiza a remoção de entulho na operação cata-bagulho, agora o trabalho será voltado para eliminar criadouros com a retirada de recipientes que podem acumular água. As pessoas que tiverem recipientes em casa ou em estabelecimentos comerciais poderão entregá-los durante a ação.
O trabalho de levar informações a toda comunidade sobre doenças e de desenvolver ações é uma iniciativa do prefeito Milton Serafim para promover a conscientização como forma de prevenção. “Sem a contribuição da população a Prefeitura não consegue agir sozinha no combate à dengue”, declarou o prefeito.
Foram confirmados este ano 18 casos da doença, sendo 11 importados e sete autóctones em Vinhedo.
A população pode denunciar a presença ou mesmo a suspeita de criadouros de larvas do mosquito transmissor da dengue no Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde pelo telefone 3826-7487.
Já informações sobre a doença podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, pelo telefone 3876-6777.