Laudo constatou que a árvore estava perdendo a sua estabilidade e havia perigo de queda sobre os estabelecimentos comerciais em frente ao Paço Municipal
Como medida preventiva, a Prefeitura de Vinhedo precisou realizar nesta segunda-feira, dia 10, o corte de uma das árvores plantada em frente ao paço municipal.
Durante a reforma que está sendo realizada na Prefeitura foi verificada que a árvore estava fora do seu ponto gravitacional, pendendo para a rua. A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente solicitou um laudo técnico fito biológico ao consultor da Prefeitura, Gustaaf Winters, especialista em biologia, paisagismo e urbanismo, que verificou a necessidade da retirada.
A árvore Caesalpinia peltophoroides estava localizada à beira da jardineira elevada em frente à sede da Prefeitura e seu sistema radicular estava forçando a mureta de alvenaria. De acordo com o laudo foi identificado a presença de broca que estava comprometendo seu tronco. A infestação do inseto é responsável pela corrosão da madeira do tronco, comprometendo seriamente e enfraquecendo o xilema.
De acordo com técnicos da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente foi constatado que os galhos superiores apresentavam parasitas, comprometendo a estrutura da árvore. “Ventos fortes vindos do lado oposto da jardineira poderiam tombar a árvore causando prejuízos aos estabelecimentos comerciais que estão localizados em frente à Prefeitura”, declararam os técnicos.
Em contrapartida, a Prefeitura fará o plantio de 10 novas árvores na região da Represa I.