Milton é o único prefeito do Brasil convidado pela Federação dos Empresários Brasil-China a integrar a comitiva que visitará a China
O prefeito Milton Serafim; o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Agricultura da Prefeitura, Milton Pinhata e os empresários, o presidente da Belenus do Brasil Ltda, João Marcos Lucas; o diretor executivo da Belenus, Sergio Lucas; o empresário e ex-vereador Danilo Ferraz; o diretor geral da Saint-Gobain do Brasil, José Alonso Kafer; prestigiaram nesta segunda-feira, dia 8, o coquetel que marcou o início das atividades da Federação dos Empresários Brasil-China (FEMBRACH), realizado no centro de convenções do Sheraton, em São Paulo. O presidente da Câmara de Vinhedo, Geraldo Rodrigues Fróis (Cidinho) e o deputado Jorge Luis Caruso também compareceram ao coquetel.
Os representantes de Vinhedo foram recebidos pelo presidente de honra da Federação, He Xing, o dirigente Guilherme Ho, e o Cônsul Econômico e Comercial do Consulado Geral da China em São Paulo, Lu Yu Zhong.
Na semana passada o prefeito e o secretário Milton Pinhata receberam o convite oficial do diretor da empresa H-Buster e dirigente da FEMBRACH para fazerem parte de uma comitiva empresarial para a República Popular da China entre os dias 25 de março e 4 de abril. Milton Serafim será o único prefeito do Brasil a integrar a comitiva. O vereador Danilo Ferraz foi o responsável pela aproximação entre a FEMBRACH e os empresários de Vinhedo.
O presidente da Belenus do Brasil Ltda, empresário João Marcos Lucas, que também fará parte da comitiva junto com o prefeito Milton Serafim e o secretário Milton Pinhata, destacou que a viagem será uma forma de incrementar os negócios entre o Brasil e o país da Ásia. “É uma viagem que tem o objetivo de intensificar perspectivas de negócios com a China e, através do apoio do prefeito Milton, isso será revertido em benefícios para Vinhedo. Os empresários precisam conhecer os incentivos que a cidade oferece, um dos motivos da instalação da Belenus nesta cidade”, afirmou João Marcos.
Para o prefeito Milton Serafim, a relação entre o Brasil-China está se fortalecendo a cada ano. “Estou muito honrado por ser o único prefeito a participar desta comitiva. Com certeza faremos de tudo para levar a boa imagem de Vinhedo àquele país e abrir uma porta para um intercâmbio de negócios. Temos uma boa relação com o empresariado e estamos trabalhando constantemente para atrair mais empresas e obtermos retorno de arrecadação, crescimento e trabalho para o nosso povo”, afirmou o prefeito.
De acordo com Guilherme Ho, o maior objetivo da federação é estreitar as relações entre o Brasil e a China de forma com que ambos possam se fortalecer mutuamente. “Hoje a China já é o principal parceiro do Brasil. Mas, números revelam o vasto potencial que ainda existe para ser explorado. A China tem mais vantagens a oferecer do que fornecer matérias-primas. A federação visa gerar mais qualidade de vida e bem-estar à população dos dois países”, afirmou. Guilherme acrescentou que acredita que há uma falta de conhecimento das culturas do país parceiro em ambos os casos e a comitiva empresarial tem o intuito de colaborar para esse conhecimento. “Queremos estabelecer uma rede de relacionamentos nesta missão parlamentar e governamental e este é um momento muito próspero para isso”, comentou.
O deputado federal Willian Woo frisou que o país da Ásia tem muitas oportunidades de negócios e que a união entre os dois povos é fundamental para o desenvolvimento econômico. “As autoridades chinesas estão ansiosas para receber os brasileiros e tenho certeza que em nome do grupo parlamentar Brasil –China faço votos de que a comitiva resulte em ótimos resultados para os países”, frisou.
O Cônsul Econômico e Comercial do Consulado Geral da China em São Paulo, Lu Yu Zhong, frisou reiterou que acredita que a federação poderá encurtar a distância entre o Brasil e a China. “O governo da China sabe a importância e incentiva as relações comerciais com o Brasil e apóiam os empresários brasileiros que queiram explorar o mercado chinês”, enfatizou.
A FEMBRACH é uma associação de âmbito nacional sem fins econômicos que tem, entre seus objetivos, estreitar relações industriais e comerciais e fomentar negócios bilaterais entre empresas estabelecidas no Brasil e na China. “A China é um exemplo de modernidade, de crescimento econômico e industrial e o estreitamento deste laço entre Vinhedo o país oriental é de fundamental importância para a instalação de empresas chinesas no município”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Milton Pinhata.
Comitiva
O grupo convidado reunirá empresários, entre eles proprietários e dirigentes de redes de varejo em operação no país, executivos da indústria automobilística, líderes no segmento de distribuição de peças e acessórios e de outros ramos de negócios, bem como executivos de instituições financeiras e jornalistas. O governo brasileiro estará representado pelo presidente da Câmara dos deputados, Michel Temer. Milton Serafim será o único prefeito do Brasil a fazer parte da comitiva.
Programação oficial
Dentro da programação da viagem, está previsto um encontro com autoridades chinesas em Pequim como o presidente da República Popular da China, Hu Jintao; a ministra para assuntos internacionais do Conselho do Estado da China, Li Haifeng; o presidente do Comitê Permanente da Assembléia do Povo (cargo equivalente no Brasil ao de presidente da Câmara dos Deputados), Wu Bangguo; o primeiro ministro da China, Wen Jiabao; o presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (cargo equivalente no Brasil ao de presidente do senado), Jia Qinglin.
Já em Xangai, a comitiva será recebida pelo prefeito de Xangai, Ham Zheng, e o presidente da Assembléia Municipal de Xangai, Gong Xueping.
Visitas
Serão visitadas diversas empresas chinesas entre elas China Internacional Eletronic – Boe technology group. Em Xangai o grupo irá visitar o novo Porto de Xangai e o Pavilhão Brasileiro na Expo 2010.
Pontos turísticos como o Museu da Capital Beijing, Praça da Paz Celestial , Mausoléu de MAO TSE TUNG, Cidade Proibida, Grande Muralha, Vila Olímpica, Teatro Nacional, Viagem Trem Bala e Torre Pérola Oriental fazem parte também do roteiro da comitiva.
Despesas
Na China, os membros do grupo brasileiro serão recebidos e tratados como visitantes a convite do governo chinês. As despesas relacionadas à hospedagem, alimentação, traslados e demais locomoções necessárias ao cumprimento do programa de viagem serão arcadas por uma instituição local. A FEMBRACH ficará responsável por custear as despesas referentes às passagens aéreas de ida e volta entre Brasil e China.