A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura estendeu até o dia 18 de setembro campanha de recolhimento de pneus velhos e lâmpadas fluorescentes inutilizáveis para descarte ecologicamente correto.
O objetivo da campanha é colaborar com a preservação ambiental e incentivar a entrega adequada do material na Central de Triagem da Coleta Seletiva. No final de setembro pneus e lâmpadas serem retirados do local por uma empresa especializada.
Na Central de Coleta Seletiva já estão armazenados 300 pneus e 10 mil lâmpadas fluorescentes.
Para o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Cássio Capovilla, a falta de critérios no descarte de materiais é uma das mais nocivas agressões ao meio ambiente e à saúde pública. “Agindo com consciência, evitamos agressões ao meio ambiente e à comunidade, agora e no futuro”, explicou o secretário.
Quando produtos como lâmpadas, pilhas e baterias são encontradas na Central durante a separação do material, os mesmos são guardados para que não ocorra qualquer tipo de risco ambiental. Entre as diversas substâncias contidas nas lâmpadas está o mercúrio, elemento químico com ação altamente tóxica. Uma vez liberado pela quebra da lâmpada, o vapor de mercúrio, além de inalado, ao chegar ao solo, nos rios e em outras fontes de água, corrompe a cadeia alimentar e atinge os seres humanos.
De acordo com o secretário, o descarte correto de pneus velhos e inutilizáveis é importante também para a saúde da população. Ao acumular água os pneus facilitam a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Pilhas e baterias
No início do ano a Prefeitura realizou o descarte correto de duas toneladas de pilhas e baterias de celulares.