O serviço de saúde mental foi implantado pelo prefeito Milton Serafim durante o seu primeiro mandato, em 1999.
Cerca de 40 pessoas, entre funcionários e usuários do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – visitaram a cidade de Aparecida do Norte esta semana.
A viagem fez parte do projeto terapêutico desenvolvido com os usuários para promover a reinserção social. “Este passeio que era um pedido de muitos usuários. Alguns nunca saíram de Vinhedo e com o passeio tiveram a oportunidade de conhecer uma nova cidade. O contato com outras pessoas é importante para o trabalho de reabilitação psicossocial”, disse Isabel Silvana Gomes, enfermeira coordenadora do CAPS, informando que o próximo passeio será realizado em dezembro, para o litoral paulista.
O CAPS é um serviço de saúde mental da Secretaria de Saúde da Prefeitura que oferece tratamento às pessoas que apresentam transtornos psiquiátricos. Trabalha para redução no número de internações psiquiátricas e a reabilitação psicossocial, além de resgatar a identidade dos pacientes, para que estes possam desempenhar o seu papel enquanto cidadão.
Atualmente conta com 287 pacientes, que são atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeira, auxiliar de enfermagem, terapeuta ocupacional, psicóloga, psiquiatra e assistente social. No local são desenvolvidos projetos como culinária, caminhada, quadra, fábulas, horta, saúde e beleza.
O CAPS foi implantado pelo prefeito Milton Serafim durante o seu primeiro mandato, em 1999. A unidade do CAPS funciona hoje na Rua Felisbina Corazzari Matheus, 21, no bairro São Matheus.