No sábado (29) será realizado o Festival Inclusivo de Esporte e lançado o Cadastro Único da Pessoa com Deficiência de Vinhedo.
A emoção marcou a abertura da VI Semana da Pessoa Portadora de Deficiência, uma parceria entre a Prefeitura de Vinhedo e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que teve início nesta segunda-feira, dia 24, com uma cerimônia repleta de momentos de sensibilidade, como a apresentação de dos integrantes do coral do Projeto Bem Viver da Terceira Idade e do número de dança executado por um cadeirante no Memorial do Imigrante.
A finalidade do evento é mobilizar e conscientizar a população desmistificando os preconceitos em relação às pessoas com deficiência, além de debater o panorama das pessoas com necessidades especiais na cidade e no País. Por isso, o tema da Semana este ano foi: “Rasgue seu Preconceito. Inclua Valores”. Pela primeira vez a Prefeitura decidiu participar integralmente das atividades e da elaboração da Semana.
O Memorial do Imigrante ficou repleto de pessoas e a abertura contou com a presença do Prefeito Milton Serafim, do Secretário de Educação, o Vice-Prefeito Jaime Cruz, e demais secretários e diretores municipais, o presidente da Câmara de Vinhedo, Geraldo Frois (Cidinho), além do presidente do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência, Luis Fernando Cavalli, e representantes das entidades Carlos Augusto Braga (LarCab), do Centro Educacional Integrado de Vinhedo (Ceivi) e da Associação dos Pais Banespianos de excepcionais (Apabex) além da presidente do Conselho Tutelar de Vinhedo, Anivalda Alves.
Também pelo Poder Legislativo estiveram os vereadores Marta Leão, Márcio Melle, Donizete Lopes, Alcides Vendemiatti e Carlinhos Paffaro.
Engajamento em busca da inclusão
Durante o seu discurso, o Prefeito Milton Serafim ressaltou que a VI Semana da Pessoa com Deficiência é resultado do envolvimento direto ou indireto de todas as secretarias municipais.
“Todos estão engajados para realizarmos uma semana de conscientização e o poder público está assumindo a responsabilidade que lhe cabe, fazendo parcerias em busca de resultados positivos para a inclusão. Agradeço ao Luis Fernando (presidente do Conselho) pela determinação e luta por esta causa, e se depender da minha administração, este governo será lembrado por estar sempre ao lado e abrindo espaço aos portadores de necessidades especiais”, destacou.
O presidente da Câmara de Vinhedo, Geraldo Frois (Cidinho), salientou o objetivo do evento de colaborar para garantir que os deficientes ocupem um espaço na sociedade. “Temos que contribuir para acabar com o preconceito que está enraizado na sociedade em relação aos deficientes e este evento é um momento de discutirmos isso”, disse Cidinho.
O Secretário de Educação e Vice-Prefeito Jaime Cruz declarou que a Administração tem o compromisso com a causa social. “Temos muitos desafios ainda, mas todos os secretários estão unidos junto com as entidades e o conselho para estabelecer a conscientização na cidade que queremos”, enfatizou.
O presidente do Conselho Luis Fernando grifou que a semana é um momento de alta visibilidade e por isso deve ser aproveitada para promover a conscientização. “Esses dias vão servir para refletirmos sobre a necessidade e da inclusão social, mas o mais importante é que exercitamos essa parceria com o poder público para trabalharmos juntos nesta questão”, disse Luis.
Parceria elogiada
A parceria da Prefeitura com o Conselho das Pessoas Portadores de Deficiência foi elogiada pelos representantes da Polícia Militar que prestigiaram a solenidade de abertura. “Quero colocar a Polícia Militar à disposição para colaborar e apoiar todos os eventos inclusivos da cidade”, disse o coronel Hudson Camillo, comandante do Policiamento do Interior 2. Também estiveram presentes o coronel Silvio Cavalli e o presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP), Elcio Inocente.
Os presentes puderam acompanhar apresentações muito emocionantes do Coral do Projeto Bem Viver da Terceira Idade e um número de dança com a participação do aluno Adolfo Souza Oliveira e a professora Pâmela.
Homenagens
O Prefeito Milton Serafim entregou placas de homenagens em comemoração dos aniversários e aos serviços prestados pelas instituições Ceivi, que completou 25 anos no dia 24, e LarCab, que completou 20 anos no dia 20 de agosto. As honras foram recebidas pelas presidentes Nercy Simões de Sousa (Ceivi) e Inês Tafelli Martins (LarCab). “Essas instituições desenvolvem um trabalho de muito valor em nosso município e a Prefeitura vai trabalhar em conjunto e ajudá-las sempre que possível”, reforçou o Prefeito Milton Serafim.
Programação
Hoje, quinta-feira (27) a partir das 13h30 acontece o Festival Cultural que contará com a apresentação de números musicais das instituições Associação dos Pais Banespianos de Excepcionais (APABEX), Centro Educacional Integrado de Vinhedo (CEIVI), Lar Carlos Augusto Braga (LarCab), ACESA, UNICIRCO, CIELO e Associação SOBRE VIVER.
No sábado, dia 29, é a vez do Festival Inclusivo de Esportes com a reunião de representantes de Vinhedo e também da região como o PEAMA (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas), da Secretaria de Esportes de Jundiaí, e da Associação de Esportes Adaptados de Campinas (Adeacamp), Tigres, de São Paulo, e Associação dos Policiais Militares com Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP), demonstrando as modalidades de capoeira, golbol, futsal adaptado, hóquei adaptado, ciclismo adaptado, esgrima adaptada, basquete em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, futebol de cegos, mergulho adaptado, tirolesa, canoagem, tênis de mesa entre outras atividades. E o encerramento será realizado no domingo, durante o I Festival de Inverno de Vinhedo, quando será realizada a apresentação, a partir das 18h30, no Memorial do Imigrante, da pintora Daniela Caburro (pintura com boca) e do Cau do Teclado (Deficiente Visual).
Cadastro
Durante o Festival de Esportes, será lançado o Cadastro Único das Pessoas com Necessidades Especiais do município.
O objetivo do cadastro, uma iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer, é criar uma identificação única com dados completos das pessoas. De acordo com o Secretário de Esporte e Lazer, Gustavo Zampieri, a identificação será feita por meio de uma carteirinha que poderá ser utilizada nas atividades de todas as secretarias e pelas instituições que assistem as pessoas com necessidades especiais.
“Hoje não temos um levantamento de quantas pessoas com necessidades especiais temos na cidade, isso nunca foi feito antes. Sabemos que todas as secretarias atendem pessoas com necessidades especiais, algumas já têm cadastros próprios, outras não, as instituições também possuem muitos dados; o que queremos com esse cadastro é estabelecer um censo das pessoas que possuem essas características em um banco de dados único. Desta forma poderemos ampliar nossas atividades voltadas a esse grupo em todos os níveis. Será um trabalho conjunto entre as secretarias”, destacou o secretário.
Confira a programação para os próximos dias da VI Semana da Pessoa com Deficiência
27 de agosto (quinta)
Festival Cultural
Horário de Início: 13h30
Local: Teatro Municipal
28de agosto (sexta)
Seminário da Semana da Pessoa com Deficiência
* Temas: prevenção à deficiência e inclusão na escola
Horário de Início: 08h30
Local: Ceprovi
Palestras sobre temas relacionados ao segmento da pessoa com deficiência
29 de agosto (sábado)
II Feira de Exposições
Horário de Início: 08h30
Local: Centro Integrado de Cidadania Eduardo Von Zuben (CIC)
II Festival Inclusivo de Esportes
Horário de Início: 08h30
Local: Centro Integrado de Cidadania Eduardo Von Zuben (CIC)
30 de agosto (domingo)
Encerramento Oficial
Trabalho ao vivo da pintora de boca Daniela Caburro e o Cau do Teclado (Deficiente Visual)
Horário de Início: 18 horas
Local: Memorial do Imigrante