As cerca de 550 famílias atendidas mensalmente pelas três unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em Vinhedo participam, desde o início da nova Administração Municipal, de um novo conceito nos programas socioassistenciais oferecidos ou administrados pela Prefeitura em parceria com o Governo Estadual e Federal.
É que o prefeito Milton Serafim determinou a contratação de novos profissionais na área de Serviço Social e psicologia para a Secretaria de Promoção e Assistência Social, ampliando o quadro de funcionários e instituindo a função de coordenação nos CRAS. Dessa forma foi possível planejar, agilizar, programar e, principalmente, potencializar as ações de Proteção Social Básica, direcionando sempre as ações num processo democrático, participativo e de incentivo à autonomia das famílias atendidas. A equipe técnica dos CRAS intensificou as reuniões com as pessoas assistidas pelos programas. Nas reuniões sócioeducativas e reflexivas as famílias têm acesso a discussões diversificadas, buscando sempre orientá-las e incentivá-las na busca de soluções para os problemas apresentados.
A coordenadora da Seção de Proteção Social Básica da Secretaria de Promoção Social, Luciene Nunes da Silva, explica que o objetivo é contribuir no processo de superação das vulnerabilidades sociais às quais estão expostas as famílias atendidas. “Pretendemos que as famílias que estão inscritas em programas de transferência de recursos como, por exemplo, cestas básicas, possam encontrar mecanismos de autonomia suficientes e não mais necessitar da doação de alimentos e outros recursos”, diz. A coordenadora explica que grande parte dos problemas enfrentados pelas famílias em vulnerabilidade social atendidas pelos programas sociais oferecidos pelo poder público está relacionada à falta de emprego. “Por isso nas reuniões que realizamos com as famílias sempre possibilitamos a reflexão sobre os motivos que levam ao desemprego e quais são as formas de mudar esta realidade”, completa. Numa das reuniões com as famílias atendidas pelo CRAS na Capela, por exemplo, os participantes foram estimulados a relacionar, entre vários temas apresentados, quais constituem motivo de maior preocupação no núcleo familiar.
Proporcionar assistência social integral e ao mesmo tempo encontrar soluções para que as famílias possam sair da vulnerabilidade social faz parte do plano de governo da atual Administração Municipal de Vinhedo. O prefeito Milton Serafim determinou que todas as políticas públicas desenvolvidas tenham como base a promoção do ser humano e o atendimento social. O secretário de Promoção Social, José Luis Bernegossi, diz que está bastante otimista e feliz com o trabalho da Secretaria da Promoção e Assistência Social. Ressalta que esta secretaria desenvolve ações fundamentais na conquista de direitos de deveres do cidadão, muitas vezes desconhecidas “Mas estamos trabalhando, ou seja, criando mecanismos para que nosso trabalho seja de conhecimento de todos”.