Atento às questões de saúde pública, prefeito Milton Serafim foi o responsável pela implantação do Centro de Atenção Psicossocial em seu primeiro mandato, em 1999. No ano passado os usuários ganharam nova sede
Os usuários do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Vinhedo – tiveram uma semana especial. Na quinta-feira, dia 18, eles comemoraram os 11 anos do serviço implantado no município pela Prefeitura.
A secretária da Secretaria de Saúde, Nadia Capovilla, e a diretora da pasta, Regina Ligo, acompanharam as atividades de música, corte de cabelo e manicure oferecidos por voluntários.
O CAPS foi implantado pelo prefeito Milton Serafim durante o seu primeiro mandato, em 1999. Foi também Milton Serafim responsável pela implantação em 2009 da nova sede, no Centro. “O novo local proporciona melhorias necessárias para o desenvolvimento de atividades esportivas, culturais e pedagógicas, além do tratamento dos usuários. A escolha de um espaço maior e de uma casa no Centro da cidade foi estratégica porque o convívio social é importante para a recuperação dos pacientes”, explicou o prefeito Milton Serafim.
O CAPS é um serviço de saúde mental da Prefeitura de Vinhedo que oferece gratuitamente tratamento para pessoas que apresentam transtornos mentais severos e persistentes. O objetivo do Centro é buscar a diminuição das internações psiquiátricas e a reabilitação psicossocial, além de resgatar a identidade dos pacientes, para que estes possam desempenhar o seu papel enquanto cidadão.
Atualmente freqüentam o CAPS 220 pacientes, com idade acima de 18 anos, que são atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeira, auxiliar de enfermagem, terapeuta ocupacional, psicóloga, psiquiatra e assistente social.
Venda de produtos artesanais
Quem passar pela Praça Sant´Anna nesta sexta-feira, dia 19, poderá conferir um pouco do trabalho artesanal confeccionado pelos próprios usuários do CAPS.
Serão vendidos prendedores decorados e artigos em cerâmica e madeira em mosaicos produzidos pelos usuários durante as oficinas de trabalho, em que aprendem técnicas de pintura e colagem.
O objetivo da oficina é promover a reinserção social, incentivar a rotina de trabalho, com horários estabelecidos e sequência de produção. A renda arrecadada com a venda dos produtos é dividida entre os usuários que confeccionaram os trabalhos.