11 FEV 2021
UPA Vinhedo recebe da CPFL Piratininga sistema fotovoltaico para reduzir consumo de energia

Redução prevista é de quase metade, 45%, da eletricidade consumida na unidade

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vinhedo recebeu, nesta semana, a instalação de uma usina solar fotovoltaica que irá reduzir o consumo de energia elétrica da unidade em 45%. A operação do novo sistema terá início na próxima semana.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Vinhedo com a CPFL Piratininga, através do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com objetivo ajudar instituições públicas e filantrópicas a reduzirem suas contas de energia.

“Essa é uma iniciativa de sustentabilidade muito importante para nossa cidade, em parceria com a CPFL. Vamos reduzir consumo e emissão de poluentes. Estamos trabalhando para desenvolver novas parcerias e projetos focados no desenvolvimento sustentável de Vinhedo”, disse o prefeito Dario Pacheco.

O sistema fotovoltaico é baseado na utilização de painéis fotossensíveis que transformam a energia solar em energia elétrica. Com investimento de R$ 213 mil, a CPFL Piratininga instalou uma usina solar fotovoltaica com potência de 36,19 kwp, consumo equivalente ao de 18 residências durante um mês, e geração anual de 42,2 MWh.

O novo sistema ainda evitará a emissão de 2,6 toneladas de CO2 na atmosfera, o mesmo que o plantio de 16 novas árvores, segundo a CPFL.

“A ação está inserida no programa CPFL nos Hospitais, que destina recursos para a realização de projetos em instituições públicas e filantrópicas de saúde situadas nas cidades das áreas de concessão das nossas distribuidoras”, explicou o gerente de Eficiência Energética da CPFL, Felipe Henrique Zaia.

Caixa d’água

A UPA também instalou um novo reservatório de água para substituir o antigo, que está deteriorado. A obra atende à solicitação dos funcionários do local e do Conselho Municipal de Saúde. Pelo menos desde 2019, a deterioração do atual reservatório tem interferido na qualidade da água. Empresas de manutenção fizeram indicação de troca do reservatório.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 108 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

A CPFL Energia totaliza mais de 9,9 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Tem um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. A CPFL Renováveis é a maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia.