10 FEV 2021
Vinhedo antecipa para sexta-feira início da vacinação de idosos com 85 anos ou mais

A Prefeitura de Vinhedo vai seguir a recomendação do governo estadual e antecipar o início da vacinação do grupo de 85 anos ou mais para sexta-feira (12). O governo estadual também divulgou a data de início da vacinação para a população com 80 anos ou mais, a partir do dia 1º de março.

Na sexta-feira serão vacinados nas suas residências moradores acamados com 85 anos ou mais. No sábado a vacinação dos acamados continuará sendo realizada nas casas dos idosos. Na segunda (15) e terça-feira (16), irá funcionar o sistema de drive thru para atender os idosos dessa faixa etária.

A vacinação será feita dentro dos veículos no Parque Municipal Jayme Ferragut, das 10h às 15h.Será necessário apresentar comprovante de residência, além do documento com foto e CPF.

No local serão adotadas todas as medidas de segurança e protocolos de higiene contra a Covid-19 e a vacinação será realizada de acordo com a quantidade de doses enviadas para o município.

“O drive thru vai atender bem essa população de idosos, principalmente os que têm dificuldades para se locomover. O objetivo é acolher essa população e humanizar ainda mais o atendimento”, explicou o prefeito Dario Pacheco.

A Secretaria de Saúde avalia estender o sistema de drive thru para outras fases da campanha e informa que ele poderá ocorrer em horários alternativos, para não prejudicar o atendimento da Saúde, já que os servidores precisam ser mobilizados para realizar a vacinação.

Segunda dose

A Secretaria de Saúde de Vinhedo começa a aplicar, nesta quinta-feira, a segunda dose da vacina Sinovac/Butantan para os pacientes do primeiro grupo vacinado, que já receberam a primeira dose no mês passado. Esse grupo inclui profissionais de saúde envolvidos diretamente no combate ao coronavírus, envolvidos na campanha de vacinação e de instituições de longa permanência de idosos.

Vinhedo recebeu do governo estadual 1.080 doses para a segunda aplicação. A vacinação terá o mesmo formato da aplicação da primeira dose. Os profissionais serão vacinados nos hospitais e instituições em que trabalham.

A primeira dose foi aplicada em XXX profissionais de saúde. A segunda dose da Sinovac/Butantan deve ser aplicada 21 dias após a primeira. No caso da Oxford/AstraZeneca, a segunda dose deve ser aplicada 12 semanas depois.

Até o final da tarde de terça-feira (9), foram aplicadas 2.467 doses da vacina, sendo 1.893 em profissionais de saúde e 545 doses em idosos. Houve perda de 29 doses, 1% do total de doses recebidas. O governo do Estado prevê perdas de 5%.As perdas ocorrem porque cada frasco tem 10 doses da vacina, que precisam ser utilizadas em até seis horas. Depois disso, devem ser descartadas.

Cadastro

Idosos acima de 80 anos devem realizar o pré-cadastro municipal, bit.ly/vacinasaudevinhedo, para agilizar o atendimento e garantir a imunização. Os moradores precisam estar atentos ao calendário dos grupos de vacinação divulgado pelo governo estadual e à chegada de novos lotes de vacina no município, no site.

É muito importante que os moradores também façam seus cadastros no site do governo estadual,, em que registram dados pessoais. Com os cadastros preenchidos, as equipes de saúde já dispõem das informações do morador e não precisam preencher um novo cadastro na hora da vacina, o que leva tempo e pode provocar filas.

Grupos prioritários

A previsão do governo estadual é de que a primeira fase doplano de vacinaçãono Estado de São Paulo dure nove semanas, com término em 22 de março. Essa fase incluirá 9 milhões de pessoas em todo o Estado. Estão no grupo prioritário idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde, pessoas com deficiência, povos indígenas, pacientes com comorbidades, população privada de liberdade, trabalhadores da educação, entre outros.

Vacinômetro – Dados atualizados até 09/02

Doses aplicadas– 2.467